Olhar fotográfico e subjetividade:

a injunção dos códigos na produção de significados

Autores

  • Ondina Pena Pereira Universidade Católica de Brasí­lia

Palavras-chave:

Olhar fotográfico, Subjetividade moderna, Códigos

Resumo

A vida contemporânea, no mundo ocidental, em quase todas as suas esferas, foi invadida por uma profusão de imagens visuais, as quais apreendemos – por força da naturalização, em nossa cultura, do código fotográfico – como se fossem reproduções fiéis da realidade, prescindindo de interpretação. Isso significa que, na cultura ocidental moderna, certas significações, certos códigos, são naturalizados a ponto de se tornaram reais. Investiga-se no presente ensaio algumas conexões entre a naturalização do código fotográfico e a constituição da subjetividade. Para tanto, realiza-se uma genealogia das imagens técnicas, isto é, busca-se estabelecer a rede conceitual e as relações de força (Foucault) que tornam possí­vel a identificação da perspectiva albertiniana com o olhar natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ondina Pena Pereira, Universidade Católica de Brasí­lia

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasí­lia (UnB) e professora do Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasí­lia.

Referências

ALBERTI, L. B. Da pintura. Campinas: UNICAMP, 1992.
BARTHES, R. La chambre claire. Paris: Gallimard; Seuil, 1980.
BAUDRILLARD, J. L"™échange symbolique et la mort. Paris: Gallimard, 1976.
BAUDRILLARD, J. De la séduction: l"™horizon sacré des apparences. Paris: Galilée, 1979.
BAUDRILLARD, J. Les stratégies fatales. Paris: Grasset, 1983.
BAUDRILLARD, J. L"™autre par lui-même. Paris: Galilée, 1987.
CALVINO, I. Os amores difí­ceis. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FOUCAULT, M. Les mots et les choses. Paris: Gallimard, 1966.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, l985.
MACHADO, A. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, l984.
MACHADO, A. Máquina e imaginário. São Paulo: USP, l993.
MERLEAU-PONTY, M. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. São Paulo: Abril Cultural, 1980a. (Coleção Os Pensadores).
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espí­rito. São Paulo: Abril Cultural, 1980b. (Coleção Os Pensadores).
MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril Cultural, 1980c. (Coleção Os Pensadores).
MOSCOVICI, S. Attitudes and opinions. Annual Review of Psychology, n. 14, 1963, p. 231-260.
NIETZSCHE, F. W. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: NIETZSCHE, F. W. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 1991.
WORTH, S.; ADAIR, J. Through Navajo eyes. Bloomington: Indiana University Press, 1972.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

PEREIRA, O. P. . Olhar fotográfico e subjetividade:: a injunção dos códigos na produção de significados. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 114–124, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1753. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)