Considerações sobre algumas crí­ticas ao existencialismo de Sartre

Autores

  • Élida Karla Alves de Brito UERN
  • Maria Veralúcia Pessoa Porto UERN

Palavras-chave:

Existencialismo, Sartre, Crí­ticas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão a respeito do existencialismo sartreano, fazendo menção das crí­ticas que lhe foram lançadas. Tais crí­ticas se encontram expressas na conferência O Existencialismo é um Humanismo, através da qual o filósofo busca esclarecer o significado do existencialismo e defendê-lo das várias acusações que lhe foram imputadas, principalmente por marxistas e cristãos. Para a compreensão sartreana, o homem é senhor do seu destino e, uma vez lançado no mundo, é o único responsável por tudo o quanto fizer. Essa compreensão se tornará um dos principais fatores que levarão os crí­ticos de seu existencialismo a classificá-lo como uma doutrina obscura, de dureza pessimista, desesperada e que, ainda, carregava sobre si uma espécie de configuração capitalista. Sartre pretende mostrar como, contrariamente ao que diziam as crí­ticas, sua filosofia aponta um caminho de emancipação da humanidade pelo exercí­cio da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élida Karla Alves de Brito, UERN

Graduada em Filosofia na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (E-mail: karlinhazinha17@hotmail.com).

Maria Veralúcia Pessoa Porto, UERN

Graduação (bacharelado e licenciatura) e Mestrado (Filosofia Prática) pela Universidade do Estado do Ceará/UECE. Aluna regular do doutorado em filosofia da Universidade Federal da Paraí­ba/UFPB (E-mail: veraluciapessoaporto@gmail.com).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. Tradução: Conceição Jardim, Eduardo Lúcio Nogueira e Nuno Valadas. 4ª ed. Lisboa, janeiro, 2001.

GILES, Thomas Ransom. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafí­sica dos Costumes. Tradução: Paulo Quintela. Coimbra: Atlântida, 1960. Coleção Biblioteca Filosófica.

SARTRE, Jean Paul. O Existencialismo é um Humanismo. São Paulo: Abril Cultural. 1973. Coleções Os Pensadores.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

BRITO, Élida Karla Alves de; PORTO, Maria Veralúcia Pessoa. Considerações sobre algumas crí­ticas ao existencialismo de Sartre. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 47–56, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1917. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO