Dizer a verdade e confissão em Foucault

Autores

  • Maria Veralúcia Pessôa Porto UERN e UFRN/UFPB/UFPE

Palavras-chave:

Foucault, Rousseau, Verdade, Confissão

Resumo

Em Foucault um debate sobre o dizer a verdade e a confissão só é possí­vel com o exercí­cio da parresia como prática da liberdade, a esse exercí­cio são necessárias três condições básicas, a saber: crer naquilo que é dito, considerar o risco por falar a verdade e a coerência entre o que é dito e sua relação com a vida. Por esse motivo, esta investigação terá como objeto uma situação histórica. Será considerado um importante filósofo do século XVIII que vivenciou acontecimentos que vão evidenciar o custo da confissão e do dizer a verdade. O filósofo é Jean-Jacques Rousseau, indiví­duo que sofreu, em seu tempo, a punição por ter falado. Entre a transparência em Rousseau (aquele que confessa) e a opacidade de seus oponentes (aqueles que se escondem, silenciam e sufocam) tem-se a confissão ligada a um ato de poder e a verdade se apresenta enquanto possibilidade na tessitura da existência. Nossa investigação tem por base o texto da Introduction, escrito por Foucault, para a edição dos Dialogues de 1962. Nele Foucault estabelece uma relação entre os textos autobiográficos de Rousseau, como as Confissões e a própria pessoa do genebrino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Veralúcia Pessôa Porto, UERN e UFRN/UFPB/UFPE

Aluna do Programa de Doutorado Institucional em Filosofia da UFRN/UFPB/UFPE, Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (E-mail: veraluciapessoaporto@gmail.com).

Referências

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos I. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

FOUCAULT, Michel. Mal faire, dire vrai: fonction de l'aveu en justice. Louvain: UCL-Presses Universitaires de Louvain, 2012.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail, São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres completes. Tomo I. Paris: Gallimard, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. As confissões. Tradução de Wilson Loussada, Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a Christophe de Beaumont e outros escritos sobre a religião e a moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

STAROBINSKI, Jean-Jaques. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

PORTO, Maria Veralúcia Pessôa. Dizer a verdade e confissão em Foucault. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 43–55, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1959. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO