Verdade e poder em Michel Foucault:
um projeto genealógico
Palavras-chave:
Poder, Verdade, Práticas sociais, Michel FoucaultResumo
Este trabalho, de cunho bibliográfico, visa a analisar a relação entre os conceitos de verdade e poder em Michel Foucault. O texto foi construído mediante reflexões sobre a obra Microfísica do poder, dialogando com outros pensadores das Ciências Sociais e Humanas, tais como Durkheim, Marx, Weber, Bourdieu e Norbert Elias. A teoria de Foucault aparece no contexto acadêmico atual como alternativa para se pensar o poder e suas mais diversas formas de manifestações sociais. A verdade é apresentada como elemento intimamente ligado í s práticas sociais que possibilitam a efetivação de dispositivos disciplinares, ou mesmo, de um regime discursivo. Para Foucault o poder é microfísico e não se restringe somente a um seguimento das estruturas sociais, constituindo-se a partir das diversas práticas sociais onde o poder e a verdade são exercidos. As reflexões apontam para a compreensão do sujeito como elemento constitutivo da realidade social e não apenas como epifenômeno da estrutura e das relações de poder.
Downloads
Referências
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault "” um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Muller Xavier; revisão técnica de Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHAGAS, Eduardo F. O indivíduo na teoria de marx. Revista Dialectus. Ano 1. N. 1. Julho-dezembro de 2012, pp. 01-16.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 2º. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Formação do estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
_______. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
FOUCAULT, Michel. A Historia da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_______. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 1972.
_______. A ordem do discurso. São Paulo: Graal, 1996.
_______. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975/1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_______. Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões. Petrópolis: Vozes, 2005.
_______. Os intelectuais e o poder. In: Ditos e Escritos IV, Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
MAIA, Antônio C. Sobre a analítica do poder de Foucault. Revista Tempo Social. n 07. Out. 1995. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ts/v7n1-2/0103-2070-ts-07-02-0083.pdf>. Acesso em 08 de Setembro de 2015.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. São Paulo: Hedra, 2007.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Tradução de Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
WEBER, M. A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: Sociologia. Tradução de Amélia Cohn e Gabriel Cohn. 2 ed. São Paulo: Ática, 1982. p. 79-127.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.