A educação virtuosa como excelência na pólis

Auteurs

  • Wesley de Jesus Barbosa UFES e UFF

DOI :

https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.2199

Mots-clés :

Sócrates, Virtude, Pedagogia e poesia

Résumé

A virtude como excelência na pólis grega constituir-se-ia fundamento da educação segundo os pressupostos pedagógicos desenvolvidos por Sócrates. Assim, a poesia por sua caracterí­stica inventiva e fantasiosa não serviria a uma educação dos cidadãos por corromperem a alma, principalmente, dos mais jovens. E se a ação do indiví­duo corresponderia a sua atuação no todo da pólis, a corrupção de sua alma seria extremamente perniciosa à cidade. Porém, apesar dos ataques à cultura poética grega, Sócrates utilizava de elementos literários, poéticos, na sua forma de conduzir sua pedagogia virtuosa. Como Sócrates fazia esse uso? É de se supor que exista uma poesia útil aos desí­gnios da cidade, assim como uma forma do discurso que consiga penetrar nos interstí­cios da retórica e desmascará-la a partir de seu âmago.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Wesley de Jesus Barbosa, UFES e UFF

Licenciado em História e bacharel em Psicologia pela UFES. Mestre em Filosofia e doutorando em Filosofia pelo PPGFIL-UFES. Doutorando em Psicologia pelo PPGP-UFF.

Références

BOTTER, Barbara. The Influence of the "˜Honeyed Muse"™ (ἡδυσμένη Μοῦσα) Over the Soul in Plato"™s Republic. Chapter 2. In: M. D. BOERI et al. (eds.), Soul and Mind in Greek Thought. Psychological Issues in Plato and Aristotle, Studies in the History of Philosophy of Mind 20. Springer International Publishing AG, part of Springer Nature 2018.
COELHO, Leandro Anésio. A poesia no livro x da república de Platão. "Existência e Arte"- Revista Eletrônica do Grupo PET - Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei - Ano I - Número I – janeiro a dezembro de 2005.
MOURA, Alessandro Rolim de. A poesia em platão: a república e as leis. letras clássicas, n. 2, p. 201-217, 1998.
NATRIELLI, Adriana. Considerações sobre a música e a poesia nos diálogos de Platão. Revista de E. F. e H. da Antiguidade, Campinas, nº 24, jul. 2007/jun. 2008.
PLATíO. Apologia de Sócrates, Crí­ton. Trad. Manoel de Oliveira Pulquério. Lisboa: Edições 70, 1997.
_______. A República. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1949.
________. Banquete; Fédon. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores).
_______. Protágoras. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Editora da Universidade Federal do Pará, 2002.
________. Sofista. 2ª ed. Rio de Janeiro: ed. Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).
________. Timeu. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: Universidade Federal do Pará, 1977

Téléchargements

Publiée

2021-10-27

Comment citer

BARBOSA, Wesley de Jesus. A educação virtuosa como excelência na pólis . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 153–175, 2021. DOI: 10.25244/tf.v14i1.2199. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2199. Acesso em: 9 déc. 2025.