A educação virtuosa como excelência na pólis
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.2199Palavras-chave:
Sócrates, Virtude, Pedagogia e poesiaResumo
A virtude como excelência na pólis grega constituir-se-ia fundamento da educação segundo os pressupostos pedagógicos desenvolvidos por Sócrates. Assim, a poesia por sua característica inventiva e fantasiosa não serviria a uma educação dos cidadãos por corromperem a alma, principalmente, dos mais jovens. E se a ação do indivíduo corresponderia a sua atuação no todo da pólis, a corrupção de sua alma seria extremamente perniciosa à cidade. Porém, apesar dos ataques à cultura poética grega, Sócrates utilizava de elementos literários, poéticos, na sua forma de conduzir sua pedagogia virtuosa. Como Sócrates fazia esse uso? É de se supor que exista uma poesia útil aos desígnios da cidade, assim como uma forma do discurso que consiga penetrar nos interstícios da retórica e desmascará-la a partir de seu âmago.
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Referências
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