A educação virtuosa como excelência na pólis

Autores

  • Wesley de Jesus Barbosa UFES e UFF

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.2199

Palavras-chave:

Sócrates, Virtude, Pedagogia e poesia

Resumo

A virtude como excelência na pólis grega constituir-se-ia fundamento da educação segundo os pressupostos pedagógicos desenvolvidos por Sócrates. Assim, a poesia por sua caracterí­stica inventiva e fantasiosa não serviria a uma educação dos cidadãos por corromperem a alma, principalmente, dos mais jovens. E se a ação do indiví­duo corresponderia a sua atuação no todo da pólis, a corrupção de sua alma seria extremamente perniciosa à cidade. Porém, apesar dos ataques à cultura poética grega, Sócrates utilizava de elementos literários, poéticos, na sua forma de conduzir sua pedagogia virtuosa. Como Sócrates fazia esse uso? É de se supor que exista uma poesia útil aos desí­gnios da cidade, assim como uma forma do discurso que consiga penetrar nos interstí­cios da retórica e desmascará-la a partir de seu âmago.

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Biografia do Autor

Wesley de Jesus Barbosa, UFES e UFF

Licenciado em História e bacharel em Psicologia pela UFES. Mestre em Filosofia e doutorando em Filosofia pelo PPGFIL-UFES. Doutorando em Psicologia pelo PPGP-UFF.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

BARBOSA, W. de J. A educação virtuosa como excelência na pólis . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 153–175, 2021. DOI: 10.25244/tf.v14i1.2199. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2199. Acesso em: 7 nov. 2024.