A Leitura de Textos Filosóficos no Ensino Médio:

o Ato de Ler como processo de Tradução.

Autores

  • Everton Marcos Grison Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2539

Palavras-chave:

Filosofia, Leitura de Textos, Tradução, Humanização, Excertos de Textos

Resumo

A leitura de textos de Filosofia no Ensino Médio é apontada como fundamental por um número considerável de pesquisas e documentos governamentais, os quais discutem e orientam o ensino de filosofia nessa fase formativa. Entretanto, tais indicações carecem de clareza e objetividade, pois pouco se ocupam da aplicação prática dos textos clássicos de Filosofia no Ensino Médio. Há uma diversidade de questões que podem dificultar esse processo. Frente a isso, o presente artigo busca articular uma discussão sobre o tema, a partir de processos formativos e da experiência docente com Filosofia no Ensino Médio. Trata-se, portanto, de discutir uma leitura humanizadora, pautada em uma ação leitora de excertos de textos filosóficos, discutidos no conjunto de um processo de tradução, o qual se apresenta como fundamental para delinear o espaço da Filosofia nessa etapa formativa, como forjar a atividade docente e a formação dos estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Marcos Grison, Universidade Federal do Paraná

Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2012-2013). É especialista em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] em parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros [NEAB] (2015), e em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná [UNICENTRO] (2016). Foi Professor Supervisor bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2017-2018), no Colégio Estadual Ivo Leão. Possui Mestrado em Filosofia, bolsista CAPES, pela Universidade Federal do Paraná (2019). Sua linha de pesquisa (estudos) é voltada para a Filosofia Política, Ética, Ensino de Filosofia, enfatizando temas como a Teoria Crítica, Dialética e Esclarecimento. Interessa-se por autores da tradição da Teoria Crítica, especificamente Theodor Adorno. É colunista do site Reflexão Dialogada. Coordena o projeto de Cine Clube G-Filo em parceria com o Nesef/G-Filo - UFPR, no Colégio Estadual Ivo Leão. Professor de Filosofia no Colégio Seb Dom Bosco - Curitiba e do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.

 

Referências

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; COELHO, Maria Cecília M. N. A Filosofia e o Conceito de Clássico. In: CARVALHO, Marcelo, CORNELLI, Gabriele (orgs.). Filosofia e Formação: vol. 1. Cuiabá: Central de Texto: 2013, p. 51-80.

COSSUTA, Frederic. Elementos para a Leitura dos Textos Filosóficos. Tradução de Ângela de Noronha Begnami [et al.]. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica.

Tradução de Paulo Neves. 4 ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2013.

HOUAISS, Antônio; SALLES, Mauro de. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

JUNIOR, Wlliams Nunes da Cunha. Os Sentidos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. In: BODART, Cristiano das Neves (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

PORTA, Mario Ariel González Porta. A Filosofia a partir de seus Problemas: didática e

metodologia do estudo filosófico. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2004. (Coleção Leituras

Filosóficas).

ROUGUE, Évelyne. Comentário de Texto Filosófico. Tradução de Bruna Abrahão [et al.]. Curitiba, UFPR, 2014. (Coleção Didática n.80)

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

GRISON, E. M. . A Leitura de Textos Filosóficos no Ensino Médio:: o Ato de Ler como processo de Tradução. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 73–92, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2539. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2539. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)