Vol. 13 Núm. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: Dossiê Afroperspectivismo e o ensino de filosofia

					Ver Vol. 13 Núm. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: Dossiê Afroperspectivismo e o ensino de filosofia

Editor convidado: Prof. Dr. Alessandro Pimenta (UFT)

Publicado: 2022-11-23

PRÉ-TEXTUAIS

EDITORIAL

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)

  • Didática e filosofia do ensino da filosofia: Educação, discursividade em língua portuguesa e pedagogia

    Emanuel Oliveira Medeiros
    13-39
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4047
  • Nietzsche e ensino de filosofia: O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática

    João Paulo Vilas Bôas, Vinícius Martins Corrêa
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4048
  • A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos

    Eliakim Ferreira Oliveira
    61-71
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2567
  • A Leitura de Textos Filosóficos no Ensino Médio: o Ato de Ler como processo de Tradução.

    Everton Marcos Grison
    73-92
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2539
  • Memes con conceptos de más de dos mil años: De todos modos, Filosofí­a Enfim, Filosofia

    Daniele Gomes, Carolina Romanazzi Freire
    93-107
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2568
  • A filosofia, a COVID-19 e a noção de autonomia Rawlsiana

    Elnora Gondim, Tiago Tendai Chingore
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2500
  • A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino

    Ediel dos Anjos Araújo, Angelo Rodrigo Bianchini
    123-140
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4050
  • Ensino de filosofia para surdos

    Danilma Medeiros Garcia Garcia, Valter Ferreira Rodrigues Rodrigues
    141-153
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2607
  • O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão

    Simey Fernanda Furtado Teixeira, José Assunção Fernandes Leite
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4056
  • J.Chasin, Filosofia no Brasil e aprendizagem filosófica

    Suelen Lopes Souza, Valter Ferreira Rodrigues
    171-190
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2614
  • Sistema de ensino: a necessidade da ordem explicadora

    José Marcus Guedes de Araújo, Karla Janayna Mendes Cruz, Maria Reilta Dantas Cirino, José Francisco das Chagas Souza
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4057