Nietzsche e ensino de filosofia:

O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática

Autores

  • João Paulo Vilas Bôas UFABC
  • Vinícius Martins Corrêa UFT

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4048

Palavras-chave:

Agonismo, Educação, Democracia

Resumo

Este artigo busca apresentar uma investigação sobre o agonismo em Nietzsche e traçar, a partir dele, as linhas gerais de uma proposta educativa para a democratização da filosofia no Brasil. O emprego das ideias de Nietzsche como base teórica para um objetivo democrático exige uma discussão prévia sobre a possibilidade de interpretações e de apropriações não-ortodoxas dos textos deste pensador, após o quê buscamos oferecer uma caracterização e exploração teórica sobre o agonismo. Por fim, serão desenvolvidas as ideias de educação agonística e também de democratização da filosofia.

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Biografia do Autor

João Paulo Vilas Bôas, UFABC

Professor da Universidade Federal do ABC, área de ensino de filosofia e docente do programa de mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO) vinculado aos núcleos da UFT e da UFABC. Atualmente é vice coordenador do núcleo da UFABC do PROF-FILO. Foi professor do curso de licenciatura em filosofia da Universidade Federal do Tocantins de 2013 a 2020, onde trabalhou na área de estágio supervisionado. Bacharel e licenciado em filosofia (UFPR - 2008), mestre em filosofia (UFPR - 2011), doutor em filosofia (Unicamp - 2016) e pós-doutor em filosofia (UFPR - 2019).

Vinícius Martins Corrêa, UFT

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Tocantins
(2018), especialização em ética e ensino de filosofia pela Universidade
Federal do Tocantins (2019) e mestrado em filosofia pela Universidade
Federal do Tocantins (2021). Atualmente é Professor de Filosofia do
Instituto Mater Dei (Palmas-TO)

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

VILAS BÔAS, J. P. .; CORRÊA, V. M. . Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 41–59, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4048. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)