Memes com conceitos de mais de dois mil anos:

Enfim, Filosofia

Autores

  • Daniele Gomes UFRJ
  • Carolina Romanazzi Freire FUNDEC- Fundação de Apoio a Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias-RJ

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2568

Palavras-chave:

Memes, Ensino, Filosofia, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir teoricamente as possibilidades didáticas a presença do gênero textual meme (DAWKINS, 1978) como um intercessor (DELEUZE, 2013) viável de dar suporte ao material didático no ensino da Filosofia na educação básica. Se pensarmos a Filosofia como experiência crítico-criativa do pensamento e não como um conteúdo reproduzido acriticamente, devemos refletir como o encontro com os diferentes discursos podem ser intensificadores no que concerne ao conhecimento filosófico. Sendo os memes formas de comunicação criadas a partir de situações corriqueiras e com uma forma de linguagem potencialmente criativa que podem propor múltiplas leituras sobre diferentes temas, como esse recurso pode ser utilizado pelos docentes em tempos de ensino remoto e também, presencial? Que potencialidades podemos alcançar quando usados de maneira estratégica? Eles podem fomentar experiências filosóficas? Essas são algumas das indagações mobilizadas para propor a irreverência (KOHAN, 2013) enquanto uma categoria que colabora para o mapeamento do presente (MASSCHELEIN, 2008) e o desenvolvimento de uma perspectiva filosófica do ensino de Filosofia.

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Biografia do Autor

Daniele Gomes, UFRJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ), docente de Filosofia da rede estadual do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Estudos sobre o Trabalho da Educação (GESTE).

Carolina Romanazzi Freire, FUNDEC- Fundação de Apoio a Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias-RJ

Mestra em Filosofia e Ensino (CEFET RJ), especialista em educação (PPGEDU_UFF), docente de Filosofia da FUNDEC- Fundação de Apoio a Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias-RJ

 

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

GOMES, D.; ROMANAZZI FREIRE, C. Memes com conceitos de mais de dois mil anos:: Enfim, Filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 93–107, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2568. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2568. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)