Didática e filosofia do ensino da filosofia:

Educação, discursividade em língua portuguesa e pedagogia

Autores

  • Emanuel Oliveira Medeiros Centro de Estudos Humanísticos/Universidade dos Açores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4047

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Problematologia e Metodologia, Linguagem, Sentido

Resumo

Para tematizar a Didática e a Filosofia do Ensino da Filosofia podemos ter como referência várias fontes e autores, quer em língua portuguesa quer em diversas línguas estrangeiras. A nossa escolha recai sobre autores e discursividade em Língua Portuguesa, considerando que é uma língua falada e trabalhada por muitos milhões de pessoas nos Países e Comunidades de Língua Oficial Portuguesa. Além disso, e simultaneamente, a Língua Portuguesa é uma Língua que deve ser potenciada na sua cientificidade. Muito recentemente a UNESCO deu mais passos significativos para a afirmação da Língua Portuguesa como Língua Científica. As intertextualidades podem ser feitas numa mesma Língua, neste caso a Língua Portuguesa, na sua unidade e diversidade, bem como noutras línguas. O mais importante e difícil é trabalhar o Pensamento, que se pode dizer em várias línguas e assume uma certa peculiaridade na Língua em que é expresso, o que significa que não basta falar uma língua, é preciso vivê-la e esse é um modo profundo de viver e de filosofar. No Mundo da Lusofonia há mundividências que resultam da Língua, dos autores, das ideias, dos modos de ser e de viver A Didática da Filosofia exige o domínio da própria Filosofia que, segundo alguns autores, tem em si a sua própria didática. Mas isto não acontece sem a mediação da pedagogia do professor, como comunicador e, pelo menos em certa medida, o professor é filósofo.

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Biografia do Autor

Emanuel Oliveira Medeiros, Centro de Estudos Humanísticos/Universidade dos Açores

Emanuel Oliveira Medeiros é doutorado e agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação, pela Universidade dos Açores. Autor de diversas publicações na área da Educação, tem organizado e participado em vários colóquios, encontros e conferências nacionais e internacionais nas áreas da Filosofia da Educação, Currículo, Didáticas e Formação de Professores. Desde 2007 é membro integrado de Grupos de Investigação do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia (I&D/502/FCT) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dos seus livros, destacam-se os seguintes: A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa (2002); A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida (2005). Educar, Comunicar e Ser (2006). Da organização de obras coletivas, referem-se as seguintes publi­cações: Educação, Cultura(s) e Cidadania (2009); A Educação como Projeto: Desafios de Cida­dania (2010). Educação: Caminho para o Século XXI (2002); Utopia e Pragmatismo em Educação: Desafios e Perspetivas (2002); I Encontro de Didáticas nos Açores (2002), Educação Cientí­fica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2003).

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

MEDEIROS, E. O. Didática e filosofia do ensino da filosofia: : Educação, discursividade em língua portuguesa e pedagogia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 13–39, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4047. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4047. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)