Didática e filosofia do ensino da filosofia:

Educação, discursividade em língua portuguesa e pedagogia

Autores

  • Emanuel Oliveira Medeiros Centro de Estudos Humanísticos/Universidade dos Açores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4047

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Problematologia e Metodologia, Linguagem, Sentido

Resumo

Para tematizar a Didática e a Filosofia do Ensino da Filosofia podemos ter como referência várias fontes e autores, quer em língua portuguesa quer em diversas línguas estrangeiras. A nossa escolha recai sobre autores e discursividade em Língua Portuguesa, considerando que é uma língua falada e trabalhada por muitos milhões de pessoas nos Países e Comunidades de Língua Oficial Portuguesa. Além disso, e simultaneamente, a Língua Portuguesa é uma Língua que deve ser potenciada na sua cientificidade. Muito recentemente a UNESCO deu mais passos significativos para a afirmação da Língua Portuguesa como Língua Científica. As intertextualidades podem ser feitas numa mesma Língua, neste caso a Língua Portuguesa, na sua unidade e diversidade, bem como noutras línguas. O mais importante e difícil é trabalhar o Pensamento, que se pode dizer em várias línguas e assume uma certa peculiaridade na Língua em que é expresso, o que significa que não basta falar uma língua, é preciso vivê-la e esse é um modo profundo de viver e de filosofar. No Mundo da Lusofonia há mundividências que resultam da Língua, dos autores, das ideias, dos modos de ser e de viver A Didática da Filosofia exige o domínio da própria Filosofia que, segundo alguns autores, tem em si a sua própria didática. Mas isto não acontece sem a mediação da pedagogia do professor, como comunicador e, pelo menos em certa medida, o professor é filósofo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Oliveira Medeiros, Centro de Estudos Humanísticos/Universidade dos Açores

Emanuel Oliveira Medeiros é doutorado e agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação, pela Universidade dos Açores. Autor de diversas publicações na área da Educação, tem organizado e participado em vários colóquios, encontros e conferências nacionais e internacionais nas áreas da Filosofia da Educação, Currículo, Didáticas e Formação de Professores. Desde 2007 é membro integrado de Grupos de Investigação do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia (I&D/502/FCT) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dos seus livros, destacam-se os seguintes: A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa (2002); A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida (2005). Educar, Comunicar e Ser (2006). Da organização de obras coletivas, referem-se as seguintes publi­cações: Educação, Cultura(s) e Cidadania (2009); A Educação como Projeto: Desafios de Cida­dania (2010). Educação: Caminho para o Século XXI (2002); Utopia e Pragmatismo em Educação: Desafios e Perspetivas (2002); I Encontro de Didáticas nos Açores (2002), Educação Cientí­fica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2003).

Referências

ARTUR MORÃO, Isabel Marnoto, Luísa Ribeiro Ferreira, Manuel Garrão (1981). Filosofia/Epistemologia. 11º ano. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco. 3ª Edição. (Manual Escolar de Filosofia).

DIAS, Manuel Peixe & Duarte, Manuel Dias (1990). Caminhos da Razão. Filosofia. 12º ano. Lisboa: Texto Editora Lda

ENES, José (1969). À Porta do Ser. Lisboa: Difusão Dilsar.

ENES, José (2001). A filosofia no dealbar do terceiro milénio. In: Poiética do Mundo. Homenagem a Joaquim Cerqueira Gonçalves. Lisboa: Departamento de Filosofia e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

ENES, José (1997). O Momento Presente do Ensino da Filosofia em Portugal. In: Patrício, Manuel Ferreira (1997) [Org.]. Formar Professores para a Escola Cultural no Horizonte dos Anos 2000. Porto: Porto Editora.

ENES, José (1983). Linguagem e Ser. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

ENES, José (1982). Estudos e Ensaios. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.

GONÇALVES, Joaquim Cerqueira (1990). Fazer Filosofia. Como e Onde? Faculdade de Filosofia. Universidade Católica Portuguesa.

SANTOS, Boaventura Sousa (2019). “As incessantes fábricas do ódio, do medo e da mentira”, In: Jornal de Letras, Artes e Ideias. Edição nº 1262, de 13 a 26 de fevereiro (de 2019).

REIS, Alfredo Reis (1983). Filosofia – 12º ano – Porto: Edições Contraponto.(Manual Escolar de Filosofia”.

MEDEIROS, Emanuel Oliveira (2018). José Enes e Gustavo de Fraga. Pastores da Verdade na Luz do Ser. Lisboa: MIL.

MEDEIROS, Emanuel Oliveira (2005). A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Edições Piaget.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira (1998). Reflexão prospetiva sobre a reforma de Filosofia do ensino secundário. In: Henriques, Fernanda & Almeida, Manuela Bastos de (1998). (Coordenação) Os actuais programas de Filosofia do Secundário. Balança e Perspetivas. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.

NÓVOA, António (2020). “O reconhecimento do Português como Língua Global”. In: Jornal de Letras, Artes e Ideias, Ano XL, Número 1293, de 22 de abril a 5 de maio de 2020. Proprietária Editora: Trust in News, Unipessoal, Lda. pp: 2-3.

PIRES, António M. B. (2005). Introdução, In: Montenegro, Helena Mateus (2005). Português para Todos. A Gramática na Comunicação. Mirandela: João Azevedo Editor. Medeiros, Emanuel Oliveira (2005). A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa. Edições Piaget.

NÓVOA, António (20020). “O reconhecimento do Português como Língua Global” . In: Jornal de Letras, Artes e Ideias, Ano XL, Número 1293, de 22 de abril a 5 de maio de 2020. Proprietária Editora: Trust in News, Unipessoal, Lda. pp: 2-3.

PIRES, António M. B. (2005). Introdução, In: Montenegro, Helena Mateus (2005). Português para Todos. A Gramática na Comunicação. Mirandela: João Azevedo Editor.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

MEDEIROS, E. O. Didática e filosofia do ensino da filosofia: : Educação, discursividade em língua portuguesa e pedagogia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 13–39, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4047. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4047. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)