Filosofia da Educação e Ensino da Filosofia

Uma escola de democracia

Autores

  • Emanuel Oliveira Medeiros Universidade dos Açores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i2.289

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Ensino, Escola de Democracia

Resumo

A Filosofia da Educação é, por excelência, uma área e disciplina fundamental para uma reflexão, sistemática e fundamentada, para suscitar e desenvolver uma reflexão e análise sobre a Educação e os Sistemas Educativos, formais ou não formais, mas sempre contextos educativos e formativos. A Educação ao Longo da Vida exige saber pensar – e meditar - em dinâmicas de enraizamento do verbo viver e da coexistência. A Filosofia é – deve ser – formativa. Só assim encontra o seu sentido na e para a vida das pessoas, nas instituições e para os Estados. O ensino da Filosofia, para ser questionante e problematizador, como deve ser, exige uma Filosofia da Educação, que deve irrigar, como seiva, todos os Saberes, de modo especí­fico e transversal. Defendemos, na linha da UNESCO, que a Filosofia deve ser para todos. Deste modo, há, deve haver, uma relação, entre a Filosofia da Educação e o ensino da Filosofia com fortes implicações na vida de todos e nas Instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Oliveira Medeiros, Universidade dos Açores

Doutorado (2003) e Agregado (2011) em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação, pela Universidade dos Açores - Portugal. É Autor de diversas publicações na área da Educação, Filosofia e Cultura e tem organizado e participado em vários colóquios, encontros e conferências nacionais e internacionais nas áreas da Filosofia da Educação, Currí­culo, Didáticas e Formação de Professores. Entre 2007 e 2016, foi membro integrado de Grupos de Investigação do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia (I&D502/FCT) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integrado e foi Membro Fundador da SOFELP (Sociedade de Filosofia da Educação de Lí­ngua Portuguesa) e faz parte do IFLB (Instituto de Filosofia Luso Brasileira). Integra várias Associações e Sociedades Cientí­ficas, bem como vários conselhos cientí­ficos de revistas nacionais e estrangeiras. Desde 2015, integra, como Membro Fundador, o Centro de Estudos Humaní­sticos da UAç. Tem vários livros publicados, com Autor Único e livros coordenados. Como Autor único:        Medeiros, Emanuel Oliveira (2002). A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa. Ponta Delgada: Universidade dos Açores; Medeiros, Emanuel Oliveira (2005). A Filosofia como Centro do Currí­culo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Instituto Piaget; Medeiros, Emanuel Oliveira (2006). Educar, Comunicar e Ser. Mirandela: João Azevedo Editor; Medeiros, Emanuel Oliveira (2008). Pensar como uma Montanha de Aldo Leopold: Um Caminho de Educação e Ética Ambiental. Ribeira Grande: Amigos dos Açores (brochura). Como Coordenador e co-autor tem os seguintes livros publicados: Medeiros, Emanuel Oliveira (2019). Educação, Currí­culo e Cultura. Problemáticas da Filosofia da Educação (2019). Lisboa: Edições Piaget.; Medeiros, Emanuel Oliveira (Organizador). (2016) Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional. Lisboa: Edições Piaget.; Medeiros, Emanuel Oliveira (2010) [2010]. A Educação como Projeto. Desafios de Cidadania. Lisboa. Instituto Piaget.; Medeiros, Emanuel Oliveira (2009) [Coord.]. Educação, Cultura(s) e Cidadania. Porto: Edições Afrontamento.; Medeiros, Emanuel Oliveira (2002). [Organização de] Educação: Caminho para o Século XXI. Actas do I Colóquio de Filosofia da Educação. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.; Medeiros, Emanuel Oliveira (2002). [Coordenação de] I Encontro de Didácticas nos Açores. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. Medeiros, Emanuel Oliveira (2002). [Coordenação de] Utopia e Pragmatismo em Educação: Desafios e Perspectivas. Actas do II Colóquio de Filosofia da Educação. Ponta Delgada: Universidade dos Açores; Medeiros, Emanuel Oliveira (2003). [Organização de]. Educação Cientí­fica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Amigos dos Açores.

Referências

REFERÊNCIAS

MEDEIROS, Emanuel Oliveira. O Currí­culo como Práxis Libertadora: Uma Reflexão a Propósito de Paulo Freire. In: Magalhães, Justino & Veiga, Manuel Alte da Veiga. Prof. Dr. José Ribeiro Dias. Homenagem. Minho: Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia, 2000.

ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 2009.

DROIT, Roger-Pol. Philosophie et Démocratie dans le Monde. Paris: Éditionjs Unesco, 1995.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Editora ítica, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crí­tica. Brasil: Autores Associados, Ltda, 1991.

LORIERI, Marcos Antônio. Introdução. In: Perspectivas da Filosofia da Educação [co-orgs]. São Paulo: Cortez Editora, 2011..

MAYOR, Federico. Une École de Liberté. In : DROIT, Roger-Pol. Philosophie et Démocratie dans le Monde. Paris: Éditions Unesco, 1995.

MEDEIROS, Emanuel Oliveira. A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2002.

MEDEIROS, Emanuel Oliveira. A Filosofia como Centro do Currí­culo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Edições Piaget (Coleção Pensamento e Filosofia), 2005.

MORIN, Edgar. La Tête Bien Faite. Repenser la réforme. Réformer la pensée. Paris : Éditions du Seuil, 1999.

MORIN, Edgar. Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento: A Cabeça Bem Feita. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

MORIN, Edgar. Les septs Savoirs nécessaires í l"™Éducation du Futur. Paris : Seuil, 2000.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Para a Educação do Futuro. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo. Olho D"™ígua, 2001.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Downloads

Publicado

2020-03-28

Como Citar

MEDEIROS, E. O. Filosofia da Educação e Ensino da Filosofia: Uma escola de democracia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 89–100, 2020. DOI: 10.25244/tf.v12i2.289. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/289. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO