O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a):

um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão

Autores

  • Simey Fernanda Furtado Teixeira PROF-FILO/UFMA
  • José Assunção Fernandes Leite UFMA

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4056

Palavras-chave:

Reconhecimento de si, Professor, Ensino de Filosofia, Perfil Formativo, Formação

Resumo

A presente pesquisa realizar-se-á no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – nível de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à área de Ensino de Filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. Possui como objeto de análise: “O reconhecimento de si em sua identificação como professor: um estudo com os professores licenciados em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão”. apresentar-se-á as categorias “reconhecimento” e “professor”, a primeira sob a perspectiva de Paul Ricoeur (2006), e a segunda dentro da concepção trazida por António Nóvoa (1992/1999) como fundamentação teórica necessária aos parâmetros de análise sobre a investigação realizada entre esses profissionais; por fim, investigar-se-á o reconhecimento de si como professor nos licenciados em filosofia, através do perfil formativo e de autorreconhecimento na docência da Rede Municipal de Ensino Regular Urbana de São Luís do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simey Fernanda Furtado Teixeira, PROF-FILO/UFMA

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional ‘PROF-FILO/UFMA

José Assunção Fernandes Leite, UFMA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF-FILO/UFMA, Dep. De Filosofia. Professor Doutor da UFMA.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Formação de professores? Da incerteza à compreensão. Bauru, Sp: EDUSC, 2003.

BICUDO, M.A.V. Pesquisa Qualitativa: significados e a razão que a sustenta. Revista pesquisa qualitativa. Ano 1, n.1. São Paulo: SE&PQ, 2005.

BRASIL Constituição Federal brasileira <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm>. Acesso em: 13 de março 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96. Legislação Federal MEC/ CNE. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L9394.htm > Acesso em: 15.nov. 2016.

BRASL. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEMTEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12598%25> Acesso em: 27 nov. 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Editora: Fundação Carlos Alberto Vanzolini Gestão de Tecnologias em Educação. 2018.

BRASIL. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Editora: FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA. Sinopse Estatística Educação Superior 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: < http:// portal.inep.gov.br/básica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 07 jul. 2019

MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.

MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Tradução: Ana Paula de Viveiros, Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. Instituto de Inovação cultural, 1992.

NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Editora Porto Editora. Tradutores: Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil. Portugal, 1999.

NÓVOA, Antônio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Editora Educa, 2009.

NÓVOA, A. et. al. Formação de professores e profissão docente. In.:______. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995a. p.13-33.

NOVOA, A. vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995b.

NÓVOA, A. O lugar dos professores: terceiro excluído. Texto publicado na Revista Educação e Matemática (n. 50, Nov/Dez 1998. pp. 29-31). ISSN 0871-7222.http://hdl.handle.net/10451/686.

NÓVOA, A. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In.: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude.In: O ofício de professor: história, perspectivas e desafio internacionais.. Petropólis, RJ: Vozes, 2014. p. 217-233.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.

STEINER, G. As lições dos Mestres. Lisboa: Gradiva, 2011.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. São Paulo: Papirus, 1995.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. Tradutor: Nicoláis Nyimi Campanário. Editora Loyola. São Paulo, 2006.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como o outro. Trad. Ivone C. Benedetti. 1° ed. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.

SEMED. Proposta Curricular: filosofia / Prefeitura Municipal de São Luís; Secretaria Municipal de Educação. – São Luís, 2009.

SEMED. PLANO MUNICIPAL CURRICULAR / Prefeitura Municipal de São Luís; Secretaria Municipal de Educação. – São Luís, 2015.

TAVARES, M. O fenômeno educativo entre a ideologia e a utopia: o pensamento de Paul Ricoeur: fundamentos para uma educação emancipatória. Revista Lusófona de Educação, Lisboa,2003. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/349/34900102.pdf>. Acesso em: 20 mai.2010.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

TEIXEIRA, S. F. F. .; LEITE, J. A. F. O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): : um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 155–170, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4056. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4056. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)