A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia

Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos

Autores

  • Eliakim Ferreira Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2567

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, História da filosofia, Didática no ensino de filosofia

Resumo

O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliakim Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Filosofia pela USP. Foi membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval (Cepame) e do Grupo de Estudos da Latim Medieval (Gelm-USP), no qual contribuiu com a tradução das '83 questões diversas', de Agostinho de Hipona, disponíveis no site do CEPAME.

Referências

BOLZANI FILHO, Roberto. Entrevista com Roberto Bolzani Filho. In: Trans/Form/Ação, a ser publicada no primeiro trimestre de 2021.

FIGUEIREDO, Vinicius de (org.); BOLZANI FILHO, Roberto; REPA, Luiz; CUTER, João Vergílio; VALENTIM, Marco; NETO, Paulo Vieira. Filosofia: temas e percurso. Manual do professor. Volume único. Ensino Médio. Componente curricular: Filosofia. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2016.

GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. In: Didática, São Paulo, 18: 33-39, 1982.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Por toda parte e em parte alguma. In: Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SILVA, Franklin Leopoldo e. História da filosofia: centro ou referencial? In: NETO, H. N. (Org..). O ensino de Filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA: SEAF, 1986, p. 153-162.

TERRA, Ricardo Ribeiro. Não se pode aprender filosofia, pode-se apenas aprender a filosofar. In: discurso, 40 (2013): 9-38. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2010.68236

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

FERREIRA OLIVEIRA, E. A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia : Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–71, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2567. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)