J.Chasin, Filosofia no Brasil e aprendizagem filosófica

Autores

  • Suelen Lopes Souza UFCG
  • Valter Ferreira Rodrigues UFPB

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2614

Palavras-chave:

José Chasin; Ontology; Philosophy in Brazil; Brazilian philosophy; Philosophy teaching.

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas discussões em torno da temática da construção da Filosofia no Brasil, a partir de Bento Prado Jr. (2000), Cruz Costa (1975), Paulo Arantes (1993, 1994a, 1994b), Ivan Domingues (2017) e Júlio Cabrera (2014). Cotejaremos com a trajetória filosófica e polí­tica de José Chasin (2009), como forma de sublinhar a sua importância na história da filosofia e da particularidade histórica brasileira. Trata-se de discussões semeadas no âmbito das disciplinas do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e da pesquisa em andamento sobre investigação de notí­cias falsas no ensino de Filosofia, tendo como referencial teórico o pensamento de Chasin. O filósofo brasileiro, a partir do resgaste do caráter ontológico presente na obra marxiana, realizou uma produção teórica que trata do Brasil desde sua matriz colonial até o perí­odo pós-redemocratização. Com Chasin vemos, na prática, como as categorias de universalidade, particularidade e singularidade não são apenas conceitos, mas formas de existência. O primado do ser e da objetividade, herdados da ontologia marxiana, o fizeram estudar a realidade brasileira a partir de seu tecido societário e formação histórica especí­ficos, dentro do processo de desenvolvimento e mundialização do capital.   

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Biografia do Autor

Suelen Lopes Souza, UFCG

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2021), licenciada e bacharel em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2012). Atua na educação da rede pública e privada de ensino. Tem experiência no ensino de Ciências Humanas, com ênfase em Filosofia. 

Valter Ferreira Rodrigues, UFPB

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa). Docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Núcleo Campina Grande. Pesquisador Associado do Laboratório de Pesquisa em Filosofia Prática e Aplicada da Universidade do Egeu (Rodes/Grécia). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Áreas de interesse: Ensino de Filosofia (Filosofia e Ensino; Prática de Ensino de Filosofia) e Filosofia da Educação (Fundamentos Antropofilosóficos da Educação).

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

SOUZA, S. L.; RODRIGUES, V. F. J.Chasin, Filosofia no Brasil e aprendizagem filosófica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 171–190, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2614. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2614. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)