A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino

Autores

  • Ediel dos Anjos Araújo PROF-FILO (UFMA)
  • Angelo Rodrigo Bianchini UFMA

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4050

Palavras-chave:

Kant, Autonomia, Educação, Vontade, Filosofia

Resumo

Nestes escritos utilizaremos um capítulo de nossa dissertação de mestrado abordando o que preceitua Kant, filósofo prussiano do século XVIII, sobre Autonomia, assim como sua concepção sobre educação. Tomamos como referência algumas obras como Fundamentação da Metafísica dos Costumes, onde Kant apresenta os conceitos de autonomia da vontade e dever, ligados à liberdade dos sujeitos racionais; O que é Esclarecimento, em que o filósofo apresenta o conceito de autonomia enquanto saída da minoridade racional; e Sobre a Pedagogia, obra em que Kant apresenta algumas ideias sobre educação e como esta deve ser pensada como pressuposto para o alcance da autonomia dos sujeitos. Para se pensar a autonomia da vontade, é imperativo recorrermos ao terceiro princípio prático da vontade, em referência ao imperativo categórico kantiano, apresentado pelo filósofo como princípio da autonomia da vontade, ou ainda, como alguns chamam, na filosofia moral kantiana, de “fórmula da autonomia”.

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Biografia do Autor

Ediel dos Anjos Araújo, PROF-FILO (UFMA)

Mestre em Filosofia (PROF-FILO/UFMA)

Angelo Rodrigo Bianchini, UFMA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF-FILO/UFMA. É professor no Departamento de Educação UFMA

Referências

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

ARAÚJO, . E. dos A.; BIANCHINI, A. R. . A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 123–140, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4050. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)