Sistema de ensino:

a necessidade da ordem explicadora

Autores

  • José Marcus Guedes de Araújo UERN
  • Karla Janayna Mendes Cruz UERN
  • Maria Reilta Dantas Cirino UERN
  • José Francisco das Chagas Souza UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4057

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Explicação, Mestre Explicador, Experiência, Ordem explicadora

Resumo

Esse artigo objetiva realizar discussão sobre Ensino de Filosofia a partir de fragmentos dos relatos de experiências vivenciadas e registradas durante a atuação em forma de aulas, realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto PIBID, do Curso de Filosofia, Campus Caicó/UERN. Tais experiências ocorreram em aulas da disciplina de Filosofia, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, numa instituição pública, da cidade de Caicó/RN. Buscaremos perceber a partir das interfaces entre a formação proporcionada pelo referido Subprojeto e os estudos teóricos em O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual, de Jacques Rancière (2002), o qual apresenta a compreensão da lógica explicadora como sustentação do Sistema Educacional, as perspectivas de explicação, embrutecimento e emancipação. Tais conceitos nos motivam a pôr em questão o modo e o sentido com que ensinamos, em especial, as energias que nos movem a fazê-lo.

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Biografia do Autor

José Marcus Guedes de Araújo, UERN

Graduação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, intitulado: “‘Exercícios emancipatórios’: para uma aprendizagem de Filosofia a partir do Mestre Ignorante de Jacques Rancière”. Membro do Grupo de Pesquisa “Ensinar e aprender na educação básica” (GP-EAEB/UERN).

Karla Janayna Mendes Cruz, UERN

Graduação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa “Ensinar e aprender na educação básica” (GP-EAEB/UERN) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq.

Maria Reilta Dantas Cirino, UERN

Professora Adjunta IV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Curso de Licenciatura em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF- FILO (Núcleo Caicó-UERN). Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica – GP-EAEB/UERN.

José Francisco das Chagas Souza, UERN

Doutor em Educação/UERN. Professor Adjunto IV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Curso de Licenciatura em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF- FILO (Núcleo Caicó-UERN). Coordenador do PIBID/Filosofia Caicó.

Referências

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

ARAÚJO, J. M. G. de; CRUZ, K. J. M.; CIRINO, M. R. D.; SOUZA, J. F. das C. . Sistema de ensino: : a necessidade da ordem explicadora. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 191–209, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4057. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4057. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)