Trajetória da pesquisa em ensino de filosofia na UERN Caicó

Autores

  • Marcos von Zuben UERN
  • Maria Reilta Dantas Cirino UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.5174

Palavras-chave:

Keywords: Research. Teaching Philosophy. UERN. Caicó

Resumo

Resumo

O artigo aborda a trajetória histórica de constituição e desenvolvimento da pesquisa sobre o ensino de filosofia realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Filosofia, Campus Caicó. Para tanto, apresenta as ações e publicações realizadas pelo corpo docente e discente no período entre 2008 e 2022. São descritos os eventos realizados, a criação de grupos de pesquisa, a formação docente e as publicações na área de ensino de filosofia. Destaca-se ainda a criação do mestrado profissional em filosofia, pós-graduação em rede composta atualmente por 25 instituições de ensino superior. Conclui sobre a consolidação da pesquisa na área e a importância do planejamento, das atividades conjuntas da equipe de pesquisadores e do compromisso com a melhoria da qualidade do ensino de filosofia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos von Zuben, UERN

Doutor em Filosofia (UnB), professor Classe III, nível 9, do Departamento de Filosofia – DFI, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia/Núcleo UERN

Maria Reilta Dantas Cirino, UERN

Doutora em Educação (UERJ), professora Classe III, nível 11, do Departamento de Filosofia – DFI, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Professora permanente do Mestrado Profissional em Filosofia/Núcleo UERN.

Referências

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos Filosofias e Infâncias – NEFI, 2016. v. 1. 258p. Disponível em: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros

SILVA, Rafael Medeiros da; CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia e infância de mãos dadas com a tecnologia. In: Anais I CONGRESSO NACIONAL DE PROFESSORES E ESTUDIOSOS DE FILOSOFIA – Os desafios do ensino de filosofia na escola. v. 5, p. 43- 44, ASPEFIL/UFPB: João Pessoa/PB, 2017. ISBN 978-85-5696-279-9

SOUZA, Galilei Galilei Medeiros. Estudos de Lógica Simbólica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. v. 1. 181p.

TEIXEIRA NETO, José; CIRINO, Maria Reilta Dantas (org.). Filosofias do Ensino de Filosofia: perspectivas filosóficas e ações educativo-filosóficas na educação escolar. Curitiba: CRV, 2020. v. 100. 194p.

VON ZUBEN, Marcos de Camargo; ARAÚJO, Joelson Silva de; COSTA, Izanete de Medeiros. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 20, maio-out./2013, p. 157-178.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

VON ZUBEN, Marcos; CIRINO, Maria Reilta Dantas. Trajetória da pesquisa em ensino de filosofia na UERN Caicó. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 37–43, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.5174. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5174. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)