Ciências humanas e suas raízes no conceito de "formação" (Bildung) em Verdade e método de H.-G. GADAMER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i2.5851

Palavras-chave:

Hermenêutica, Gadamer, Verdade e Método, Método das ciências humanas, Formação

Resumo

O artigo objetiva uma reconstrução temática do problema do método das ciências humanas, tal como o temos no primeiro capítulo da obra Verdade e Método, do filósofo alemão H.-G. Gadamer. Segue daí uma exposição do lugar que os conceitos na base do humanismo ocupam neste conhecimento, dando um vislumbre da hermenêutica que o serve. Delimitando esta exposição em torno do conceito de formação (Bildung), procuramos, por fim, indicar como este se presta ao propósito de apontar que tipo de fenômeno está na agenda das ciências humanas e como o movimento específico da formação se refere a sua compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Kahlmeyer-Mertens, Unioeste

Professor dos programas de pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e da UEM, membro do Gt de Filosofia Hermenêutica da ANPOF.

Referências

BRADLEY, Francis Herbert. The Principles of Logic. Vol. I, 2ª ed., London: Oxford University Press, 1950.

DILTHEY, Wilhelm. Einleitung in die Geisteswissenschaften. In: Gesammelte Schriften. Band. I. 8ª. Aufl. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1979.

DROYSEN, Johann-Gustav. Historie de L’Hellénisme. Trad. A. Bouché-Leclercq. Paris : Ernest Leroux, 1885.

GADAMER, Hans-Georg. Le problème de la conscience historique. Pref. L. de Raeymaekeer. Louvain : Publications Universitaires de Louvain, 1963.

GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode – Grundzuge einer philosophischen Hermeneutik. In: Gesammelte Werke. Hermeneutik I. Bd. 1. Tübingen: J. C. B. Mohr, 1990.

GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode – Ergänzugen Register. In: Gesammelte Werke. Hermeneutik II. Bd. 2. Tübingen: J. C. B. Mohr, 1993.

GRONDIN, Jean. Hans-Georg Gadamer - una biografía. Trad. Angela Ackermann Pilári et al. Barcelona: Herder, 2000.

GRONDIN, Jean. L’universalité de l’herméneutique. Paris : PUF, 1993, p. 157.

HERDER, Johann Gottfried. Auch eine Philosophie der Geschichte zur Bildung der Menschheit. (Hrsg.) Hans Dietrich Irmscher. Stuttgart: Reclam, 2021.

JAEGER, Werner. Paideia: The Ideals of Greek Culture. Transl. Gilbert Highet. 4ª.ed. London: Oxford, 1954.

KAHLMEYER-MERTENS, R. S. 10 lições sobre Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2017.

MILL, John Stuart. On the Logic of the Moral Sciences. In: A System of Logic, Ractionative and Inductive. New York: Harper & Brothers, 1882, p. 1013-1156.

OLIVA, Carlos. Arte y verdad. Sobre el capítulo 1 de Verdad y Método. In: Entresurcos de Verdad y Método. (Ed.) Mariflor Aguilar Rivero. México: UNAM, 2006, p. 39-44.

WEINSHEIMER, Joel C. Gadamer’s Hermeneutics: A Reading of Truth and Method. New Haven: Yale University Press, 1985.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

KAHLMEYER-MERTENS, R. Ciências humanas e suas raízes no conceito de "formação" (Bildung) em Verdade e método de H.-G. GADAMER. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 13–25, 2024. DOI: 10.25244/tf.v16i2.5851. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5851. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ GADAMER (v.16, n.2, 2023)