Diálogo e linguagem na hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i2.6154

Palavras-chave:

Conversação, Diálogo, Finitude, Linguagem, Tradução, Tradição.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar algumas das indicações através das quais Gadamer defende que a linguagem se estrutura a partir do diálogo. Pretendemos demonstrar que esta via de problematização parece condizente com aspectos centrais do que o filósofo aqui estudado nos traz em seu pensamento. Assim, o presente escrito buscará demonstrar que a linguagem se estrutura enquanto conversação. Tal caminho de análise será estabelecido através das elaborações de Gadamer sobre a linguagem que podem ser encontradas tanto na parte final de Verdade e método quanto em escritos posteriores à sua obra máxima. Nesse sentido, partiremos da indicação do lugar da linguagem na hermenêutica gadameriana, para em seguida nos determos sobre a demonstração de que a linguagem se dá como diálogo e enquanto conversação, tendo em vista o exemplo da tradução e o mistério da compreensão humana e da comunicação. Por fim, abordaremos o que Gadamer indica como diálogo permanente tendo em vista a relação entre linguagem, finitude e tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weksley Pinheiro Gama, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), atua nas áreas de Filosofia e Educação. É Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), de 2007 até 2009, como Professor da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, de 2005 até 2019, e como Professor de Filosofia em Escolas da Rede Privada do Espírito Santo. Possui interesse em Filosofia Contemporânea, Hermenêutica, Educação, Filosofia da Arte e Educação para as relações étnico-raciais. Atualmente é Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFES campus Vitória.

Referências

GADAMER, H-G. A atualidade do belo. A arte como jogo, símbolo e festa. Trad. Celeste Aida Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro – 1985.

GADAMER, H-G. Hermenêutica da obra de arte. Seleção e tradução de Marco Antônio Casanova. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GADAMER, H-G. Hermenéutica de la Modernidad. Conversaciones com Silvio Vietta. Traducción de Luciano Elizaincín-Arrarás. Madrid: Editoral Trotta, 2004

GADAMER, H-G. Hermenêutica em retrospectiva - vol. II - A virada hermenêutica. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2007b.

GADAMER, H-G. Hermenêutica em retrospectiva vol. - III – Hermenêutica e a filosofia prática. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2007c.

GADAMER, H-G. FRUCHON, P. O problema da consciência histórica. Tradução de Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1998.

GADAMER, H-G. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes 1997, 2 edição.

GADAMER, H-G. Verdade e método II: complementos e índice; Tradução de Enio Paulo Giachini; revisão de Marcia Sá Cavalcante Schuback. – Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2007e.

GADAMER, H-G. Verdad y método I. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. Tradujeron Ana Agud Aparicio y Rafael de Agapito. 6. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1996.

GADAMER, H-G. KEANE, N. The Gadamer dictionary. London and New York: Continuum, 2011.

ROHDEN, L.; Hermenêutica filosófica: Entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

PINHEIRO GAMA, W. Diálogo e linguagem na hermenêutica filosófica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 26–39, 2024. DOI: 10.25244/tf.v16i2.6154. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6154. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ GADAMER (v.16, n.2, 2023)