The ontological relevance of architecture on Gadamer’s thought
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v16i2.6355Palavras-chave:
Gadamer. Art. Ontology. Architecture. Representation. UnderstandingResumo
Na primeira parte de Verdade e Método, Gadamer dedica-se a discutir a arte como uma das esferas privilegiadas onde a verdade acontece alternativamente ao modelo científico estabelecido. Para descrever elementos da experiência da verdade na obra de arte, Gadamer apresenta a arquitetura como modelo, pois nela acontece peculiarmente a mesma experiência da verdade. Ou seja, a experiência hermenêutica da arquitetura serve de paradigma para a explicação de um justo questionamento do acontecimento da compreensão, inserido na esfera ético-prática da vida. Assim, esta tese tem como objetivo analisar a abordagem gadameriana da arquitetura, afirmando seu caráter filosoficamente relevante no seio da estrutura do pensamento de Gadamer. Assim, em relação às obras arquitetônicas, podemos perceber traços hermenêuticos que sustentam experiências de pensamento que não se submetem ao modelo representativo da ciência, mas o contestam.
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