The ontological relevance of architecture on Gadamer’s thought

Autores

  • Gustavo Silvano Batista UFPI

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i2.6355

Palavras-chave:

Gadamer. Art. Ontology. Architecture. Representation. Understanding

Resumo

Na primeira parte de Verdade e Método, Gadamer dedica-se a discutir a arte como uma das esferas privilegiadas onde a verdade acontece alternativamente ao modelo científico estabelecido. Para descrever elementos da experiência da verdade na obra de arte, Gadamer apresenta a arquitetura como modelo, pois nela acontece peculiarmente a mesma experiência da verdade. Ou seja, a experiência hermenêutica da arquitetura serve de paradigma para a explicação de um justo questionamento do acontecimento da compreensão, inserido na esfera ético-prática da vida. Assim, esta tese tem como objetivo analisar a abordagem gadameriana da arquitetura, afirmando seu caráter filosoficamente relevante no seio da estrutura do pensamento de Gadamer. Assim, em relação às obras arquitetônicas, podemos perceber traços hermenêuticos que sustentam experiências de pensamento que não se submetem ao modelo representativo da ciência, mas o contestam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silvano Batista, UFPI

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) no Departamento de Arte e Estudos Culturais da Universidade de Copenhague, Dinamarca. É Professor Associado II do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí UFPI. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/UFPI. Foi pesquisador visitante no Departamento de Filosofia do Boston College, EUA e nos Arquivos Husserl da Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Líder do FOLIE - Laboratório Interdisciplinar Hermenêutica, Ambiente e Saúde. Membro fundador do GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF. Participa da Rede Iberoamericana de Hermenêutica (RIAH). Tutor do PET Filosofia da UFPI.

Referências

BOEHM, Gottfried. “Representation, presentation, presence: tracing the homo Pictor”. In: ALEXANDER, Jeffrey C.; BARTMANSKI, Dominik & GIESEN, Bernhard. (ed.) Iconic Power: materiality and meaning in social life. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007, p. 12-27.

CRANE, Walter. The Claims of Decorative Art. London: Lawrence &Bullen, 1892.

FARRELY, Lorraine. The Fundamentals of Architecture. Lousanne: Ava Book, 2007.

FIGAL, Günter (org.). Hans-Georg Gadamer – Wahrheit und Methode. Berlin: Akademie Verlag, 2007.

GADAMER, H.-G. Truth and Method. New York: Continuum, 2004.

KIDDER, Paul. Gadamer for Architects. New York: Routledge, 2013.

MERAZ, Fidel A. “On the experience of temporality: existential issues in the conservation of architectural places”. In: Journal of Aesthetics and Phenomenology, 3:2, 2016, p. 167-182, DOI: 10.1080/20539320.2016.1256070

MITROVIC, Branko. Philosophy for Architects. New York: Princeton Architectural Press, 2011.

UDOVICKI-SELB, Danilo. “Between Formalism and Deconstruction: Hans-Georg Gadamer’s hermeneutics and the aesthetics of reception”. In POLLAK, Martha (Ed.). 1997. The Education of the Architect: historiography, urbanism, and growth of architectural knowledge. Cambridge: The MIT Press, 1997, p. 239-266.

WEINSHEIMER, Joel. Gadamer’s Hermeneutics: A Reading of Truth and Method. New Haven/ London: Yale University Press, 1985.

WISCHKE, Mirko. “Hans-Georg Gadamer”. In: SEPP, Hans Rainer & EMBREE, Lester. Handbook of Phenomenological Aesthetics. Volume 59, Dordrecht: Springer, 2010, p. 123-125.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

SILVANO BATISTA, G. The ontological relevance of architecture on Gadamer’s thought . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 149–157, 2024. DOI: 10.25244/tf.v16i2.6355. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6355. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ GADAMER (v.16, n.2, 2023)