CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTILOS DE ESCREVER E DE EDUCAR FILOSOFICAMENTE:

KIERKEGAARD E A ANTIGUIDADE GREGA

Autores

  • Leonardo Araújo Oliveira UESB

Palavras-chave:

Educação, Paidéia., Kierkegaard, Sócrates, Escrita, Comunicação

Resumo

O presente texto tem como objetivo estabelecer uma relação entre escrita e educação a partir de uma comparação de distanciamento e aproximação entre a filosofia de Kierkegaard – por meio de seu estilo e sua reflexão sobre a escrita – e ideias pedagógicas na antiguidade grega, destacando, nesse contexto, a figura de Sócrates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Araújo Oliveira, UESB

Mestre em Filosofia pela UNESP, Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da UESB

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1984.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

GUERRERO, L. La verdad subjetiva: Sören Kierkegaard como escritor. Ciudad de México: Universidade Iberoamericana, 2004.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KIERKEGAARD, Søren. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho da filosofia de Johannes Clí­macus. Tradução de ílvaro Luiz Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de ironia: constantemente referido a Sócrates. Tradução de ílvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1991.

_______. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor: uma comunicação direta, relatório í História. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1986.

_______. Post Scriptum no cientí­fico y definitivo a "Migajas filosóficas". Salamanca: Ediciones Sí­gueme, 2010.

LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 7 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002

PLATíO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

_______. Ménon. Trad. Maura Iglésias. 2 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Loyola, 2001.

REALE, Giovanni. História da filosofia: filosofia pagã antiga. São Paulo: Paulos, 2005.

SPINELLI, Miguel. O ciclo de estudos básicos (Egkýklios Paidéia) da escolaridade grega. Educação e Filosofia, v.30, n.60, p.603-646, jul./dez. 2016.

VALLS, ílvaro. O crucificado encontra Dioní­sio: estudos sobre Kierkegaard e Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2013.

_______. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ZINGANO, Marco. Estudos de ética antiga. São Paulo: Paulus; Discurso Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. . CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTILOS DE ESCREVER E DE EDUCAR FILOSOFICAMENTE: : KIERKEGAARD E A ANTIGUIDADE GREGA. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 259–272, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3043. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO