O ESTETA NA OBRA DE KIERKEGAARD:

a representação literária do desespero Inconsciente e Aespiritual

Autores

  • Natalia Mendes Teixeira UNISINOS

Palavras-chave:

Kierkegaard, Desespero, Esteta, Literatura, Filosofia

Resumo

Kierkegaard ganhou as prateleiras da literatura mundial descrevendo, com maestria reconhecida, justamente "a forma de desespero [o inconsciente] mais frequente no mundo1". Os escritos estéticos tratam tanto de uma grande caricatura satí­rica e iconoclasta do homem de seu tempo - da Dinamarca e de toda a filosofia e cultura européia do século XIX - como também de um retrato fixo, segundo sua crí­tica, do modo de vida mais irreflexivo que sobressalta a existência. Não obstante, isso foi pouquí­ssimo levado em conta e prejudicou a própria leitura hermenêutica dos seus escritos estéticos. Este trabalho intenta demonstrar, assim, como das três formas de Desespero, descritas por AntiClimacus em The Sickness Unto Death, a primeira e mais comum coincide exatamente com as descrições românticas do esteta. Isto nos leva à conclusão de que os textos referentes a este modo de vida tinham uma intenção teórica e filosófica ao invés de ser, como na compreensão recorrente, simples literalismo esvaziado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Mendes Teixeira, UNISINOS

Mestra em Filosofia e Doutoranda pela UNISINOS, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). Bolsista CAPES/PROSUC

Referências

GARDINER, P. Kierkegaard. Trad. AntoÌ‚nio Carlos Vilela. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

KIERKEGAARD, S. A. O Conceito de AnguÌstia. Trad. Alvaro L. M. Valls. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

_______. Ou Ou: fragmento de vida. Vol I, Trad. Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D"™AÌgua: 2013

_______. Ou Ou: fragmento de vida. Vol II, Trad. Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D"™AÌgua: 2017.

_______. The Sickness unto Death. Tradução de Howard V. Hong e Edna H. Hong. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1980.

_______. The Point of View. Tradução de Howard V. Hong e Edna H. Hong. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1998. KW vol. 22.

REICHMANN, E. Textos Selecionados. Curitiba, UFPR, 1971.

VALLS, A. Entre Sócrates e Cristo: ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

TEIXEIRA, N. M. . O ESTETA NA OBRA DE KIERKEGAARD:: a representação literária do desespero Inconsciente e Aespiritual. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 39–49, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i2.3440. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO