O sentido da práxis pedagógica de filosofia no ensino médio das escolas públicas de Mossoró-RN
Keywords:
Teaching Philosophy, Teacher education, Pedagogical praxisAbstract
The present study discusses some analytical elements that allow to understand the pedagogical praxis of philosophy teacher in high school in the light of the theoretical and methodological references to the Guide. The prospect of the analysis does not require only discuss a given reality, but to discuss some common senses anchored to the philosophical practice. Objective to analyze the pedagogical praxis of professor of philosophy in the light of the specialized literature and systematize objective and subjective elements in the educational process that contribute to setting the exercise of pedagogical praxis of teaching Philosophy. Take note of the work of professor of philosophy, semi-structured interviews with 04 (four) teachers of philosophy, with the universe researched a total of 03 (three) State public schools of the city of Mossoró-RN. On the basis of studies and teaching experience, there are four categories of analysis: teacher's professional experience; teaching content; teaching methodology; learning evaluation. Identifies a rarefied pedagogical praxis as 75% of the teachers surveyed do not have specific Graduation in philosophy. Describes this 'praxis' as a 'prophetic' practice. Point out some alternatives to think about the teaching of philosophy in high school like experiences of thought.
Downloads
References
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2006.
BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
CONTRERAS, José. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Do senso comum à consciência Filosófica. Campinas-SP: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea).
GALLO, Sílvio. KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a Filosofia no Ensino Médio. In: Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica,2003.
______________. Filosofia e educação: pistas para um diálogo transversal. In: Ensino de Filosofia – perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 296 p.
______________. Filosofia no Ensino Médio: em busca de um mapa conceitual. In: Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: Ed.UNIJUÍ, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza, DESLANDES, Suely Ferreira, NETO, Otavio Cruz, GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópoles-RJ: Vozes, 1994.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino de Filosofia. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
VASQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: artes medicas, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.