Histórias sem fim:

as relações entre história e ficção na retomada dos clássicos pela literatura contemporânea a partir do romance Aqueles cães malditos de Arquelau

Authors

  • Mary Kimiko Guimarães Murashima UERJ

Keywords:

Classics, Story, Fiction, Reading

Abstract

A study of historiografic fiction and the role of interpretation in Aqueles cães malditos de Arquelau, by Isaias Pessotti, considering the seizing of the ancient work of art by contemporary fiction, as well as its ambivalent feature between history and fiction.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mary Kimiko Guimarães Murashima, UERJ

Mary Kimiko Guimarães Murashima é doutora em Letras e mestre em Literatura Comparada pela PUC-RJ. Atualmente, é diretora da área de soluções educacionais do IDE na FGV. Atuou como diretora adjunta do FGV Online, onde também foi responsável pela área de modelagem e gestão de universidades corporativas. É professora associada do Instituto de Letras da UERJ. Foi diretora acadêmica de educação a distância da Whitney International University System. Atuou como gerente de produção acadêmica, coordenadora de pós-graduação, coordenadora de produção e instructional designer do FGV Online. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da Uerj na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, bem como de Lí­ngua Portuguesa instrumental e Redação por vários anos. Atua, principalmente, nas seguintes áreas, em que possui artigos e livros publicados: Lí­ngua e Literatura Clássicas, Educação, EAD, Produção Textual e Filosofia (E-mail: mary.murashima@fgv.br).

References

ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. 2ª ed. Trad. de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1985.

BARTHES, R. O discurso da história. In: O rumor da lí­ngua. Lisboa: Edições 70, 1987.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e polí­tica. v. 1. 3ª ed. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Origem do drama barroco alemão. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BORGES, J. L. A biblioteca de Babel. In: Ficções. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

BRANDíO, J. de S. Teatro grego: origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica, 1992.

BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. 2ª ed. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Unesp, 1992.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Trad. de Nilson Moulin. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

ECO, U. O nome da rosa. Trad. de Aurora F. Bernardini e Homero F. de Andrade. São Paulo: Cí­rculo do Livro, 1992.

EURÍPIDES; ARISTÓFANES. O ciclope, As rãs, As vespas. Trad. de Junito de Souza Brandão. Rio de janeiro: Espaço e Tempo, 1985.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. [Temas, 36].

______. A estética da recepção: colocações gerais. Trad. de Luiz Costa Lima. In: LIMA, L. C. (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

HANSEN, J. A. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Atual Editora, 1986.

KONDER, L. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

KOTHE, F. R. Para ler Benjamin. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1976.

LUKÁCS, G. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MARTINS, M. Uma teologia do inferno: comentários sobre a dialética de Walter Benjamin. In: MURICY, K. (Org.). O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, Especial Walter Benjamin, n. 6. Rio de Janeiro: PUC-RJ, agosto de 1992.

NUNES, B. Narrativa histórica e narrativa ficcional. In: RIEDEL, D. C. (Org.). Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

PESSOTI, I. O manuscrito de Mediavilla. São Paulo: Editora 34, 1997.

______. A lua da verdade. São Paulo: Editora 34, 1995.

______. A loucura e as épocas. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

______. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tomo I. Trad. de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 1994.

______. A metáfora viva. Trad. de Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães. Porto: Rés, 1983.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. 11ª ed. Trad. J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. Petrópolis: Vozes, 1992. [Pensamento Humano].

VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987. [Lugar da História, 20].

Published

2020-06-06

How to Cite

MURASHIMA, M. K. G. . Histórias sem fim:: as relações entre história e ficção na retomada dos clássicos pela literatura contemporânea a partir do romance Aqueles cães malditos de Arquelau. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–117, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1963. Acesso em: 6 jul. 2024.

Issue

Section

FLUXO CONTíNUO