GEORGE HERBERT MEAD, JÜRGEN HABERMAS AND CRITICAL-HERMENEUTIC THEORY AND EDUCATION:

: trends, challenges and perspectives for an emancipatory pedagogical practice

Authors

  • Shirlene Santos Mafra Medeiros Medeiros UERN
  • Rita Maria Radl-Phillipp Universidade de Santiago de Compostela
  • José Gilliard Santos da Silva UERN e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Keywords:

Education in George Herbert Mead, Frankfurt School and the hermeneutic-critical Theories

Abstract

The article in question presents the collective construction of a pedagogical proposal for the State School Joaquim José de Medeiros, located in Cruzeta, in the state of Rio Grande do Norte, and it has as epistemological basis the Social theory of George Herbert Mead, and the critical theory of education of the Frankfurt School, in the perspective of Max Horkheimer, Theodor Adorno (2003),Jürgen Habermas (2012), and now of contemporary researchers as Freire (2009), Radl-Philipp (1991, 1996, 1998, 2014), Bannell (2006), Pucci (2006), Santos (2007), Medeiros ( 2010-1016), Casagrande (2010), among others authors who study the critical theories in emancipative perspective.

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Author Biographies

Shirlene Santos Mafra Medeiros Medeiros, UERN

Graduada em Pedagogia pela UFRN, Mestra em Ciências Sociais (UFRN), Doutora pela UESB através do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Filosofia do Campus de Caicó, da UERN, e exerce a função de vice-diretora da Campus. Lí­der do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Sujeito, Educação Crí­tica-Emancipatória e Interacionismo Simbólico.

Rita Maria Radl-Phillipp, Universidade de Santiago de Compostela

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Professora da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tem experiência na área de Sociologia, Filosofia da Educação, Estudos sobre Gênero com ênfase em Investigações Feministas e de Estudos de Gênero.

José Gilliard Santos da Silva, UERN e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Filosofia pela UERN, Mestrando do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, núcleo UERN, participa do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Pensamento Complexo, da UERN. Atualmente compõe o quadro de professores efetivos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, lotado na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, na cidade de Cruzeta, onde ministra as disciplinas de Filosofia e Sociologia. Também ministro aulas de Filosofia no Ensino Médio no Colégio Diocesano Seridoense (CDS), Caicó-RN.

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Published

2020-02-05

How to Cite

MEDEIROS, S. S. M. M.; RADL-PHILLIPP, R. M. .; SILVA, J. G. S. da. GEORGE HERBERT MEAD, JÜRGEN HABERMAS AND CRITICAL-HERMENEUTIC THEORY AND EDUCATION: : : trends, challenges and perspectives for an emancipatory pedagogical practice. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 75–103, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i2.3443. Acesso em: 3 jul. 2024.

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