Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
-
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
-
URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;
-
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
-
As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;
Artigos
Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empírica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo. Devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências.
Artigos técnicos e tecnológicos
Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária e trabalhos aplicados de natureza técnico e tecnológico, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais e/ou práticas, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.
Resenhas
Revisão crítica de obra recém publicada relacionada ao escopo da REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitadas a 2 (duas) páginas.
Entrevista
Deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos. A entrevista submetida a REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO poderá possuir como entrevistados:
- Pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e afins;
- Autores de artigos publicados em periódicos;
- Editores de periódico científicos;
As entrevistas deverão ser encaminhadas somente em formato textual. Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:
- Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter no máximo 15.000 caracteres com espaço;
- Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;
- Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
- Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;
- Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitora informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda í s seguintes questões: "O quê" e/ou "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".
Ensaios
O ensaio deve conter o mínimo de 4 páginas e o máximo de 8 páginas. O texto caracteriza-se pela exposição crítica de um determinado assunto/tema. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) problematizar com espírito crítico o tema escolhido, além de fundamentar em base teórica a questão tratada. O texto ter objetividade e organização lógica, assim como a redação do texto com o sujeito em terceira pessoa. O ensaio deve conter sequência lógica que apresente a questão sobre a qual se discorrerá, os subitens em que se desdobrem argumentação e fundamentação pertinentes, e, finalmente o fechamento das reflexões. Portanto, estará organizado em Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O(s) autor(es) e fontes em que se fundamenta o texto devem ser apresentados conforme ABNT, tanto para as citações diretas quanto para as citações indiretas.
Boletins ou Infográficos
O boletim ou infográfico deve conter o mínimo de 2 páginas e o máximo de 6 páginas. O documento deve apresentar informações acerca das pesquisas realizadas pelos Observatório de Turismo e/ou demais entidades que realizam pesquisas relacionadas ao turismo e suas áreas afins. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) devem apresentar em formato de gráficos e textos os resultados das pesquisas coletadas. O texto deve ter objetividade e organização lógica, assim como a redação textual com o sujeito em terceira pessoa. O boletim ou infográfico deve apresentar o(s) objetivo(s) da pesquisa, assim como a metodologia utilizada.
Declaração de Direito Autoral
A Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo (ReBOT) adota uma política de acesso aberto, permitindo que o conteúdo publicado seja livremente acessado, compartilhado e utilizado, desde que respeitadas as diretrizes de citação e atribuição de crédito aos autores e à revista.
Os artigos publicados na ReBOT são protegidos por direitos autorais, sendo os autores os detentores desses direitos. No entanto, ao submeter um manuscrito para publicação, os autores concedem à ReBOT o direito de primeira publicação e distribuição do trabalho sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY - NC- SA 4.0), permitindo que terceiros utilizem, distribuam e adaptem o conteúdo, desde que a autoria original seja devidamente mencionada.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Além disso, qualquer reprodução parcial ou total do conteúdo da ReBOT deve respeitar os princípios da ética acadêmica e científica, bem como as normas de citação vigentes.
Para mais informações sobre a política de direitos autorais e permissões de uso, consulte as diretrizes para autores disponíveis no site oficial da ReBOT.
Política de Privacidade
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/