



A REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO não cobrará custos de processamento e nem de submissão de artigos.
A REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN destinar-se-á à publicação de trabalhos científicos, inéditos, interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Turismo e áreas afins.
A publicação dos trabalhos dependerá da decisão do Conselho Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).
A Comissão Editorial assegurará o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação em pares, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.
A revista aceitará publicações de professores e pesquisadores com titulação de Doutorado, Mestrado e Especialização e/ou pós-graduandos. Alunos de graduação e pós-graduação lato sensu devem estar em coautoria com professor/pesquisador com titulação mínima de Mestre. O quantitativo de autores para artigos, traduções, resenhas e ensaios deverá ser de no máximo três (03), sendo, no mínimo, um (01) especialista em turismo e/ou áreas afins. Já para os boletins, infográficos, o quantitativo de autores deverá ser de no máximo doze (12), com pelo menos dois (02) especialistas em turismo e áreas afins. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.
A Autorização e Declaração para publicação de artigo, assinado(s) pelo(s) autor(es), deverão ser inseridas no sistema como documento suplementar, em pdf, caso a referida publicação seja aceita. Os modelos de tais documentos serão enviados em tempo oportuno, após o aceite dos pareceritas da revista.
Também deverá ser inserido como documento suplementar, em Word, os seguintes dados de identificação do (s) autor (es): título do artigo, nome completo do(s) autor(es), titulação mais relevante, instituição de vínculo (informando a cidade, o estado e o país da instituição) e e-mail atualizado. Autores estrangeiros devem indicar o país de origem.
Importante salientar, que no ato das submissões para a Revista ReBOT, os autores (as) deverão, obrigadoriamente enviar, em documento suplementar, seus respectivos e-mails e ORCID's.
Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação a aprovação ou não para publicação, pelo(s) e-mail(s) cadastrado(s) no sistema.
Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, o(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) seguir rigorosamente as regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.
O Conselho Editorial Científico reservar-se-á o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substantivas serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.
O material deve ser enviado online conforme as instruções de envio, seguindo os passos para Submissões.
O(s) autor(es) deverá(ão) submeter o(s) seu(s) trabalho(s) de acordo com as exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes, a saber:
a) NBR 6022 – Artigo em publicação periódica científica impressa;
b) NBR 10520 – Citações em documentos;
c) NBR 6023 – Referências;
d) NBR 6028 – Resumo;
e) NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;
f) NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;
g) IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pelo Conselho Editorial.
Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:
a) Os textos devem ser gerados em formato ".doc", com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;
b) Título e subtítulo: O título e subtítulo (quando houver) devem figurar na parte superior, centralizado, tamanho da fonte 14, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras ou 75 caracteres com espaço, devem estar em consonância e de forma clara e precisa com o conteúdo geral do artigo. devem contar a versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).
c) Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.
d) É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 (cinco) linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e endereço(s) eletrônico(s). Ex. Profissão. Maior titulação e instituição formadora. Cargo que ocupa e instituição.
e) Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, traz a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço), O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.
f) Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.
g) Quanto a citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520, com as seguintes orientações:
– Quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional;
– Quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, o (s) autor (es) e o ano deve ser colocado entre parênteses.
– As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas com o recuo, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada quando for citação direta;
– As citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm de margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;
– As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (COSTA, 2010, p. 10, tradução nossa);
– Não usar expressões latinas (Id, Ibid., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud COSTA, 2010, p. 10) ou (DEMO apud COSTA, 2010, p. 10), Costa et al. (2010) ou (COSTA et al., 2010);
h) Ilustrações: quadros, fotografias, figuras, gráficos etc, deverão apresentar suas respectivas legendas, conforme NBR 14724/2011 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg). A indicação da fonte é semelhante a das citações (autoria e ano), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;
i) As equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo, x2 + y2 = z2;
j) As Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;
k) As notas, de caráter explicativo e numeradas sequencialmente, devem figurar com o uso de nota de rodapé (ver NBR 6022, notas explicativas);
l) As referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com a norma NBR 10520.
m) Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
n) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.uern.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.
Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empírica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo. Devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências.
Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária e trabalhos aplicados de natureza técnico e tecnológico, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais e/ou práticas, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.
Revisão crítica de obra recém publicada relacionada ao escopo da REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitadas a 2 (duas) páginas.
Deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos. A entrevista submetida a REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO poderá possuir como entrevistados:
As entrevistas deverão ser encaminhadas somente em formato textual. Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:
O ensaio deve conter o mínimo de 4 páginas e o máximo de 8 páginas. O texto caracteriza-se pela exposição crítica de um determinado assunto/tema. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) problematizar com espírito crítico o tema escolhido, além de fundamentar em base teórica a questão tratada. O texto ter objetividade e organização lógica, assim como a redação do texto com o sujeito em terceira pessoa. O ensaio deve conter sequência lógica que apresente a questão sobre a qual se discorrerá, os subitens em que se desdobrem argumentação e fundamentação pertinentes, e, finalmente o fechamento das reflexões. Portanto, estará organizado em Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O(s) autor(es) e fontes em que se fundamenta o texto devem ser apresentados conforme ABNT, tanto para as citações diretas quanto para as citações indiretas.
O boletim ou infográfico deve conter o mínimo de 2 páginas e o máximo de 6 páginas. O documento deve apresentar informações acerca das pesquisas realizadas pelos Observatório de Turismo e/ou demais entidades que realizam pesquisas relacionadas ao turismo e suas áreas afins. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) devem apresentar em formato de gráficos e textos os resultados das pesquisas coletadas. O texto deve ter objetividade e organização lógica, assim como a redação textual com o sujeito em terceira pessoa. O boletim ou infográfico deve apresentar o(s) objetivo(s) da pesquisa, assim como a metodologia utilizada.
A Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo (ReBOT) adota uma política de acesso aberto, permitindo que o conteúdo publicado seja livremente acessado, compartilhado e utilizado, desde que respeitadas as diretrizes de citação e atribuição de crédito aos autores e à revista.
Os artigos publicados na ReBOT são protegidos por direitos autorais, sendo os autores os detentores desses direitos. No entanto, ao submeter um manuscrito para publicação, os autores concedem à ReBOT o direito de primeira publicação e distribuição do trabalho sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY - NC- SA 4.0), permitindo que terceiros utilizem, distribuam e adaptem o conteúdo, desde que a autoria original seja devidamente mencionada.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Além disso, qualquer reprodução parcial ou total do conteúdo da ReBOT deve respeitar os princípios da ética acadêmica e científica, bem como as normas de citação vigentes.
Para mais informações sobre a política de direitos autorais e permissões de uso, consulte as diretrizes para autores disponíveis no site oficial da ReBOT.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
A Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo - ReBOT é uma publicação do curso de turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus Avançado de Natal) em parceria com a Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo - RBOT, que objetiva publicar artigos, traduções, resenhas, ensaios, artigos técnicos e tecnológicos, boletim ou infográfico, de professores e pesquisadores de instituições de ensino, de pesquisa e dos observatórios de turismo com prestígio regional, nacional e internacional nas áreas de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo.