KPIs no monitoramento e desenvolvimento turístico do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2022.4613Palavras-chave:
Keywords: Key performance indicators. Tourism. Amazonas.Resumo
Em um mercado competitivo, Indicadores-chave de desempenho (KPIs) são extremamente importantes na tomada de decisões para os setores do mercado turístico. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os KPIs de desenvolvimento turístico do Amazonas de 2019 a 2021, tais como o Imposto sobre Serviços - ISS, Ocupação Hoteleira, Fluxo Turístico e Fluxo de Turistas no Teatro Amazonas. A metodologia utilizada é quantitativa a partir da interpretação dos indicadores disponibilizados pelos órgãos públicos. Os resultados indicam que devido a pandemia da Covid-19 em 2019, houve uma exponencial queda nos indicadores devido à pouca movimentação de turistas, entretanto passa a ter um crescimento a partir de 2021. As informações coletadas contribuem para orientar o planejamento turístico, auxiliar em investimentos futuros, entender o comportamento dos turistas e melhorar a prestação de serviços no estado do Amazonas e sua capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/