ANÁLISE DO POTENCIAL TURÍSTICO ÉTNICO-CRIATIVO NA COMUNIDADE INDÍGENA DO CATU DOS ELEOTÉRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2023.5631

Resumo

O presente estudo busca analisar o potencial de desenvolvimento do turismo étnico-criativo da comunidade
indígena do Catu dos Eleotérios. O turismo criativo é caracterizado pela vivência turística, buscando a interação e
participação do visitante nas tarefas desenvolvidas pelos nativos da comunidade, simbólicas da cultura local, com
a co-criação dinâmica entre eles. Visando, o empoderamento sociocultural da localidade a fim de preservar a
identidade étnica. Para isto, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra
foi não probabilística, por conveniência, em que a escolha dos indivíduos ocorreu através de alguns critérios. A
coleta de dados foi efetuada através de roteiros de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada
por meio da análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos foi a identificação das atividades com potencial para
o desenvolvimento do turismo étnico-criativo, como possíveis produto turísticos foram analisados: a agricultura
familiar, gastronomia local, a trilha, oficina de pintura corporal, as plantas medicinais, ritual de toré, artesanato,
festas/eventos e oficina de pintura cultural. Ademais, essas atividades podem contribuir para a valorização social,
cultural e para as tradições com base étnica, que possam ser vivenciadas pelos turistas, como atividades/atrativos
que possibilitem o estímulo turístico na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

MARIA JOSÉ DOS SANTOS PIMENTEL; GEYSON FERNANDES DA SILVA; MÁRCIO MARREIRO DAS CHAGAS. ANÁLISE DO POTENCIAL TURÍSTICO ÉTNICO-CRIATIVO NA COMUNIDADE INDÍGENA DO CATU DOS ELEOTÉRIOS . REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 33–54, 2023. DOI: 10.59776/2764-5835.2023.5631. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5631. Acesso em: 18 out. 2024.