APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO TURISMO PARA ESTIMULAR VIVÊNCIAS COM O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2023.5632Resumo
A gamificação pode ser entendida como aplicação de aspectos de jogos em outros ambientes, sendo
uma possibilidade de desenvolver a atividade turística. O presente estudo busca analisar a utilização de
um aplicativo como alternativa de desenvolvimento da região de Ouro Preto com vistas a potencializar
os benefícios econômicos por meio do turismo. Para isso, pretende-se levantar as tendências de
literatura sobre gamificação no turismo e sobre as noções sobre gamificação, identificar objetivos,
contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo e analisar o potencial da gamificação para
a competitividade no turismo em Ouro Preto. É possível criar projetos de marketing turístico voltados
para a gamificação, contudo é necessário ir além dos conhecimentos sobre os fundamentos do
marketing, sendo imprescindível reconhecer sobre os fundamentos do jogo, e qual o papel da interação
dessa modalidade com o produto turístico, sobre como ocasionar o imaginário do jogador / turista.
Enquanto classificação metodológica, o estudo tem caráter qualitativo e exploratório pois busca a
familiaridade com determinado tema, sendo dividido nas seguintes etapas: levantamento das tendências
na literatura sobre gamificação no turismo; levantamento sobre as noções sobre gamificação; identificar
objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo; e analisar o potencial da
Rev.ReBOT,Natal/RN,v2,n2,p.55-69 Jul./Dez.2023
gamificação para a competitividade no turismo. Conclui-se que a gamificação em Ouro Preto pode
trazer benefícios ao turismo da região, tornando as experiências mais dinâmicas e criativas.
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