INFLUENCIADORES DIGITAIS GASTRONÔMICOS E O MARKETING DE INFLUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2023.5636Palavras-chave:
: Restaurantes, engajamento, marketing de influência, influenciador gastronômico.Resumo
O marketing de influência tem sido utilizado por influenciadores digitais em diferentes áreas, incluindo a
gastronomia. Em Pelotas, maior município da região sul do Rio Grande do Sul, influenciadoras digitais têm
realizado parcerias com espaços de alimentação para atrair um público para consumo nestes locais. Este
estudo foi realizado para analisar como o marketing de influência atua no ramo da alimentação pelotense,
através de entrevistas com influenciadoras digitais e questionários com clientes destes espaços. Observouse que há uma preocupação por parte das influenciadoras com a organicidade do conteúdo e a qualidade do
produto envolvido. No entanto, os consumidores, mesmo acompanhando o trabalho destas influenciadoras,
consomem nos restaurantes, mas não utilizam os cupons de desconto ou anunciam que foram ao restaurante
através do trabalho destes profissionais. Conclui-se que há métricas, tanto para influenciadores quanto para
os restaurantes analisarem os impactos destas parcerias e que ainda há, por parte dos consumidores, uma
relutância em se apropriar desta forma de comunicação, sendo a qualidade do atendimento no local o maior
fator de retorno. O estudo sugere que esta forma de marketing pode ser replicada em outras localidades e
que uma avaliação com empreendedores do ramo da gastronomia sobre o impacto do uso de influenciadores
gastronômicos como forma de divulgação de seus produtos pode ser realizada como pesquisa futura.
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