INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RELAÇÃO EMPRESAS E CURSOS DE GRADUAÇÃO DE TURISMO DE CURITIBA (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2023.5637

Palavras-chave:

Turismo. Tecnologia da Informação e Comunicação. Inovação. Cursos Superiores. Empresas Turísticas.

Resumo

O turismo vem se adaptando às mudanças provocadas pela tecnologia e inovação. Assim, é importante entender
como essas transformações se convertem em conteúdo dentro dos cursos superiores de turismo e como afetam as
empresas turísticas. O estudo tem como objetivo identificar se existe uma lacuna no ensino da tecnologia, e como
afetaria os setores de inovação e tecnologia nas empresas turísticas de Curitiba. Metodologicamente foram
utilizadas pesquisas bibliográficas, documentais e questionários. Como principais resultados da academia foram
identificadas catorze universidades com cursos de graduação em turismo no Paraná, e apenas nove ofertando
disciplinas relacionadas às TICs. Percebeu-se que há cursos de turismo que não ofertam conteúdos voltados à
tecnologia na qual o mercado necessita para suas atividades, o que reflete no modo como a inovação dentro das
empresas é trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

BRENDHA STACY RANGEL; STELLA ANTONIAZZI GARDOLINSKI; CARLOS EDUARDO SILVEIRA; JULIANA MEDAGLIA. INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RELAÇÃO EMPRESAS E CURSOS DE GRADUAÇÃO DE TURISMO DE CURITIBA (PR). REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 143–163, 2023. DOI: 10.59776/2764-5835.2023.5637. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5637. Acesso em: 22 dez. 2024.