INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RELAÇÃO EMPRESAS E CURSOS DE GRADUAÇÃO DE TURISMO DE CURITIBA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2023.5637Palavras-chave:
Turismo. Tecnologia da Informação e Comunicação. Inovação. Cursos Superiores. Empresas Turísticas.Resumo
O turismo vem se adaptando às mudanças provocadas pela tecnologia e inovação. Assim, é importante entender
como essas transformações se convertem em conteúdo dentro dos cursos superiores de turismo e como afetam as
empresas turísticas. O estudo tem como objetivo identificar se existe uma lacuna no ensino da tecnologia, e como
afetaria os setores de inovação e tecnologia nas empresas turísticas de Curitiba. Metodologicamente foram
utilizadas pesquisas bibliográficas, documentais e questionários. Como principais resultados da academia foram
identificadas catorze universidades com cursos de graduação em turismo no Paraná, e apenas nove ofertando
disciplinas relacionadas às TICs. Percebeu-se que há cursos de turismo que não ofertam conteúdos voltados à
tecnologia na qual o mercado necessita para suas atividades, o que reflete no modo como a inovação dentro das
empresas é trabalhada.
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