INFLUÊNCIAS DE TICs NA EVOLUÇÃO DAS AGÊNCIAS FÍSICAS DE VIAGENS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.5988Palavras-chave:
Agências de viagens, Agências de turismo, Tecnologias e comunicaçãoResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram a atividade turística, ajudando a definir estratégias inovadoras e melhorando a competitividade das organizações e destinos. Por isso, é de extrema importância investigar as tendências tecnológicas e possuir os conhecimentos necessários para responder com eficácia aos desafios da concorrência global. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de desenvolvimento das agências físicas de viagens. Este trabalho de revisão bibliográfica integrativa analisou publicações científicas que tratam do assunto tecnologia e turismo, onde mostrou que as tecnologias tornaram possíveis a automação de viagens, tornando o planejamento de viagens menos demorado e mais empolgante para viajantes e agências de viagens. Com a ajuda da Internet, surgiu uma nova possibilidade para os sujeitos da indústria do turismo promoverem e venderem com sucesso serviços e produtos para atender às demandas, necessidades e desejos dos consumidores. As TICs são excelentes meios para tornar eficaz e otimizar as operações das agências de viagens, constituindo um canal com uma quantidade infinita de ferramentas, que os agentes podem usar para aconselhar seus clientes e gerar mais valor à prestação de serviço dos intermediários.