INFLUÊNCIAS DE TICs NA EVOLUÇÃO DAS AGÊNCIAS FÍSICAS DE VIAGENS

Autores

  • Francisco Coelho Mendes Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • ALISSON GOMES DE ANDRADE Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.5988

Palavras-chave:

Agências de viagens, Agências de turismo, Tecnologias e comunicação

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram a atividade turística, ajudando a definir estratégias inovadoras e melhorando a competitividade das organizações e destinos. Por isso, é de extrema importância investigar as tendências tecnológicas e possuir os conhecimentos necessários para responder com eficácia aos desafios da concorrência global. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de desenvolvimento das agências físicas de viagens. Este trabalho de revisão bibliográfica integrativa analisou publicações científicas que tratam do assunto tecnologia e turismo, onde mostrou que as tecnologias tornaram possíveis a automação de viagens, tornando o planejamento de viagens menos demorado e mais empolgante para viajantes e agências de viagens. Com a ajuda da Internet, surgiu uma nova possibilidade para os sujeitos da indústria do turismo promoverem e venderem com sucesso serviços e produtos para atender às demandas, necessidades e desejos dos consumidores. As TICs são excelentes meios para tornar eficaz e otimizar as operações das agências de viagens, constituindo um canal com uma quantidade infinita de ferramentas, que os agentes podem usar para aconselhar seus clientes e gerar mais valor à prestação de serviço dos intermediários.

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Biografia do Autor

Francisco Coelho Mendes, Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Francisco coelho Mendes é Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2012). Mestre em Administração (Gestão e Estratégia em Negócios) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005). Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2010); especialização em Comunicação pela Escola de Comunicações do Rio de Janeiro (EsComRJ, 2001); especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2000); graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 1997). Atualmente, é Professor Associado da UFPB, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento (GPAD) da UFRRJ, com linha de pesquisa em Produção, Operações e Logí­stica; lí­der do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (GPPGHIS) da UFPB, com linha de pesquisa em Planejamento, Gestão e Hospitalidade de Empreendimentos Sustentáveis em Turismo e Hotelaria; Tecnologia, Inovação, Marketing e Comunicação em Organizações Sustentáveis do Trade Turí­stico. É coordenador do Núcleo de Estudos em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (NEPGHIS) da UFPB e coordenador do Observatório de Turismo da Paraí­ba (OTPB). Tem experiência nas áreas de Docência do Ensino Superior, Educação a Distância e Administração Pública, com ênfase em Comunicação e Marketing; Organizações, Sistemas e Métodos; Administração de Produção e Operações; Gestão de Recursos Produtivos e Logí­stica Reversa; Polí­ticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável para a Agricultura Familiar Urbana; Planejamento Estratégico e Desenvolvimento do Turismo Sustentável; Gestão de Projetos e Gestão por Processos.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

MENDES, F. C.; GOMES DE ANDRADE, A. INFLUÊNCIAS DE TICs NA EVOLUÇÃO DAS AGÊNCIAS FÍSICAS DE VIAGENS. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 77–102, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.5988. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5988. Acesso em: 21 dez. 2024.