CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DE ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DAS TRILHAS DE LONGO CURSO DO BRASIL - OBSERVATRILHAS.
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6377Palavras-chave:
Observatório. Monitoramento. Política Pública. Trilhas de Longo Curso. RedeTrilhas. Brasil.Resumo
Observatórios agregam valor aos dados para transformá-los em informação, em indicadores e em conhecimentos que podem contribuir ao monitoramento e à qualificação das políticas públicas por meio de decisões mais inteligentes. Apoiada nessas premissas, esta pesquisa exploratória, baseada em análise documental, caracterizou preliminarmente elementos a serem considerados na criação do OBSERVATRILHAS - Observatório das Trilhas de Longo Curso (TLCs) do Brasil, projeto desenvolvido pelo NID ODITT/UCS. Para isso analisou documentos oficiais sobre as TLCs e os sites do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO (2023), do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática - MMA (2023) e do Ministério do Turismo - MTUR (2023),
seus propositores; assim como da Rede Brasileira de Trilhas (2023), sua articuladora junto à sociedade civil. A partir disso, identificou públicos interessados no assunto e as suas necessidades informativas. Também explorou fontes de dados abertos e ferramentas de visualização para viabilizar uma modelagem inicial desse observatório especializado. Como demonstram os resultados obtidos, disponibilizados no perfil público do NID ODITT no Tableau Public, comprovou-se a viabilidade de implantar esse observatório em um curto prazo. Entre as limitações do estudo registra-se não ter havido tempo suficiente para validar as visualizações criadas com os atores identificados na pesquisa, situação que será abordada em uma próxima etapa da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/