CONTRIBUIÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MAPEAMENTO DE ATRATIVOS E DE EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6379Palavras-chave:
Turismo. Inovação. Tecnologia. Desenvolvimento.Resumo
Este trabalho procura mostrar como a área de tecnologia da informação pode interagir com a área do turismo para apoiar o mapeamento de atrativos e equipamentos turísticos, visando tornar mais ágil e participativo o processo de coletar e divulgar as informações necessárias para o planejamento de experiências turísticas e para a gestão do turismo de maneira mais assertiva. Este artigo tem como objetivo divulgar experiências de mapeamento de atrativos e equipamentos turísticos para fins de planejamento estratégico do turismo e ampliação da oferta turística na Paraíba. A metodologia adotada foi do tipo pesquisa qualitativa e descritiva, que fez uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o processo de transformação de dados turísticos em informações acessíveis, por meio do portal Web do OTPB, que inclui páginas criadas com o apoio da ferramenta WordPress e também um sistema intitulado Turistart. A coleta de dados apresentados no portal foi realizada por formulário no Google Forms, através do qual foi gerada uma planilha com informações validadas para alimentar as páginas na Web. O sistema Turistart e o portal do OTPB é responsivo e funciona integrado com o Google Maps, com o Cadastur e redes sociais, como Instagram, WhatsApp, Facebook e YouTube. O portal permite que turistas, profissionais de turismo e gestores (públicos e privados) possam acessá-lo de forma rápida através de links ou QRCode, para obter informações sobre atrativos ou equipamentos turísticos. Permite, também, ao visitante compartilhar de maneira simplificada informações e imagens de experiências e vivências turísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/