EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ATRATIVOS CULTURAIS DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6385

Palavras-chave:

Educação e Turismo. Centro Histórico de Manaus. Escola. Pertencimento.

Resumo

Para desenvolver uma educação de qualidade e que desperte o interesse do estudante, é necessário ofertar oportunidades de descoberta, reconhecimento, crescimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Surge o pensamento de que um dos meios que podem causar este impacto no estudante seja justamente o local onde se desenvolve o ensino, o qual pode ser um atrativo cultural, no intuito de realizar uma atividade diferenciada e ainda contribuir para o despertar do sentimento de pertencimento de jovens estudantes acerca de seu papel enquanto sujeito transformador da sociedade em que vive. Nesta pesquisa, procura-se analisar o uso dos atrativos turísticos culturais do Centro Histórico de Manaus por parte das escolas do bairro Centro. Levanta-se a hipótese de que a Educação Patrimonial pode servir como fator de despertar do sentimento de pertencimento nos estudantes do das Escolas Estaduais do Centro de Manaus. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, com amostra não probabilística intencional. Serão realizados estudo de campo, observação direta intensiva, questionários estruturados, pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Ao final da pesquisa, pretende-se obter dados suficientes para analisar a questão do uso de atrativos culturais do Centro Histórico de Manaus como espaços que possam contribuir com o desenvolvimento de práticas educativas que despertem na população manauara o sentimento de pertencimento ao legado histórico da cidade.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

VIRGINIA REIS BARROS; MARIA ADRIANA SENA BEZERRA TEIXEIRA. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ATRATIVOS CULTURAIS DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 188–197, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6385. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6385. Acesso em: 3 out. 2024.