FORMAÇÕES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DE DISCENTES DE TURISMO E DE HOTELARIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA DO CARNAVAL DE 2024 EM SÃO LUÍS/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6406

Palavras-chave:

Observatório do Turismo do Maranhão. Pesquisa. Formação acadêmica e profissional. Relatos de experiência.

Resumo

A formação acadêmica de discentes de uma IES passa por inúmeras experiências que contribuem para a sua formação profissional. A pesquisa é destacada como um dos tripés da Universidade e os discentes muitas vezes acabam participando dessa etapa durante a sua formação. Como principal objeto deste trabalho está a contribuição da pesquisa para a formação acadêmica e profissional no ensino superior por meio de relatos de experiências. Utiliza-se como referência a participação de discentes dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na pesquisa de demanda do Carnaval, organizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão (OBSTUR/MA). Este trabalho é de natureza qualitativa, de tipo descritiva e exploratória. A respeito dos principais resultados alcançados, observa-se que os discentes entrevistados descrevem pontos positivos no seu desenvolvimento pessoal, como o enfrentamento a timidez e um maior conhecimento da importância de uma pesquisa de demanda turística para a gestão e desenvolvimento do turismo. Conclui-se que a participação em uma pesquisa de demanda os discentes podem desenvolver competências e uma noção mais holística do funcionamento do campo de estudos do turismo.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

IGOR CARNEIRO DE ALMEIDA; CLEILTON BARROS SILVA; RUAN TAVARES RIBEIRO. FORMAÇÕES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DE DISCENTES DE TURISMO E DE HOTELARIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA DO CARNAVAL DE 2024 EM SÃO LUÍS/MA. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 359–366, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6406. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6406. Acesso em: 3 out. 2024.