IMPACTO CULTURAL MIDIÁTICO: A INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE AMAZONENSES NO BIG BROTHER BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NA REGIÃO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6407

Palavras-chave:

Identidade cultural. Impactos midiáticos. Norte. Reality Show. Representação social.

Resumo

O estudo analisa a relação entre a mídia e estereótipos regionais na região Norte focado em uma Amazonense, e explora o papel da mídia na formação de percepções culturais. Utilizando teorias como a das representações sociais (MOSCOVICI, 1978) e a teoria da mídia (THOMPSON,J.B., 1998), a pesquisa analisa como os estereótipos são reforçados ou desafiados pela representação da região na televisão. Métodos qualitativos, como entrevistas e análise de conteúdo, são utilizados para coletar dados e aprimorar ideias. Um exemplo analisado é a representação do Amazonas por Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil e seu impacto na percepção do público sobre a região. O estudo destaca a importância da representação autêntica na mídia nacional para valorizar a cultura brasileira e discute o papel da mídia na construção da identidade cultural regional e nacional, e seus impactos na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

ESTHÉFANE ARAÚJO DE SOUZA; GLEICIAMARA DA SILVA FORTUNO; JULLIANA VAZ DA CRUZ. IMPACTO CULTURAL MIDIÁTICO: A INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE AMAZONENSES NO BIG BROTHER BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NA REGIÃO NORTE. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 367–374, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6407. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6407. Acesso em: 8 set. 2024.