MONITORAMENTO DA LINHA TURISMO NO TRIPADVISOR: INFORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA GESTÃO DE PRODUTOS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6410Palavras-chave:
Informação em turismo. TripAdvisor. Linha Turismo. Curitiba/PR. OBSTUR/PR.Resumo
Avanços tecnológicos tornaram a internet e as redes sociais cada vez mais presentes no mundo contemporâneo, e com isso a atividade turística passou a ser diretamente influenciada por discussões virtuais a respeito de uma determinada localidade real, e de diferentes formas. Gradualmente, opiniões e avaliações sobre lugares específicos e seus atrativos ganham cada vez mais espaço e visibilidade online, influenciando na decisão de pessoas que estão planejando viagens ou já visitando um destino, e ainda sendo utilizadas por gestores nas tomadas de decisões. A partir deste arcabouço teórico, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a análise da oferta turística, a partir da sistematização da informação turística disponibilizada na plataforma TripAdvisor. Para isso, foi estruturada uma pesquisa exploratória, que coletou avaliações da Linha Turismo de Curitiba em uma abordagem quantiqualitativa. Foram levantados comentários publicados por viajantes entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, e analisados entre conotação (positiva, negativa ou neutra), categorias de comentários e origem do visitante. No geral, os comentários apresentaram um panorama positivo, porém apontaram melhorias a serem realizadas que se mostram relevantes para os gestores responsáveis, de forma a analisarem os dados disponíveis para nortear ações futuras.