PERSPECTIVAS CRÍTICAS NA ANÁLISE DO FENÔMENO TURÍSTICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6416Palavras-chave:
Turismo. Ensino. Pesquisa. Desafios. Metodologias.Resumo
Este artigo examina os desafios enfrentados no estudo, ensino e pesquisa em turismo, focalizando na compreensão do fenômeno turístico pelos intelectuais brasileiros. As discussões destacam a necessidade de alterar o rumo das pesquisas, reestruturando conceitos e incorporando novos aspectos, elementos e fatores para uma revolução reflexiva. No entanto, foram identificadas questões externas à universidade que também impactam essas novas abordagens. Há espaço para avanços, como a quebra de paradigmas, o aprimoramento das bases teóricas, a sofisticação das metodologias e a conexão direta das pesquisas com a sociedade civil. Não se busca afirmar a superioridade de uma matriz de pensamento sobre outras, mas sim compreender as limitações que resultam em estudos superficiais e repetitivos sobre o turismo. Busca-se encontrar um consenso entre diferentes perspectivas, identificando lacunas e propondo soluções para os desafios na pesquisa turística no Brasil. O estudo utiliza entrevistas e análise qualitativa para explorar as lacunas existentes no conhecimento gerado, na aplicabilidade prática desse conhecimento e nos retornos sociais da academia para a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/