RELAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS PRIVADAS COM A COMUNIDADE LOCAL: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA”.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6421

Palavras-chave:

Turismo. Impacto. Comunidade. Social.

Resumo

A relação entre turismo, empreendimentos turísticos e sustentabilidade devem estar diretamente interligados para que haja a conservação ambiental, e sempre na tentativa de minimizar os impactos negativos da sua atividade, considerando que eles influenciam diretamente em uma dinâmica social, ecológica, econômica e de bem-estar da comunidade em que a atividade turística está inserida. É importante entender como estas relações entre o empreendimento e comunidade autóctone se caracterizam a fim de desenvolver o turismo e seus respectivos impactos. Deste modo, utilizando embasamento teórico, pesquisas bibliográficas e documental que abordam impactos socioambientais e a abordagem quali-quanti a partir de coleta de dados in loco, objetivou-se pelas autoras compreender qual a percepção da comunidade em relação aos estabelecimentos turísticos. Em específico para esta pesquisa, foi observada a relação dos moradores da Vila dos Pescadores, no município de Bragança/Pará, mais precisamente dentro dos limites estabelecidos da RESEX-Mar Caeté-Taperaçu, com as atividades exercidas pelo estabelecimento “Kiall Restaurante e Pousada”, ambos localizados em uma área protegida da Amazônia, no estado do Pará. Tendo como um dos principais resultados a identificação de grau positivo para a relação entre empreendedor e comunidade pesqueira.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

BEATRIZ CRISTINA LIMA DE OLIVEIRA; MARIA HELOISA SOUZA NASCIMENTO; JULIANA AZEVEDO HAMOY. RELAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS PRIVADAS COM A COMUNIDADE LOCAL: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA”. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 463–471, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6421. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6421. Acesso em: 21 dez. 2024.