MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS: A CAPTAÇÃO DO EVENTO 8º ENCONTRO DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - RBOT
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6422Palavras-chave:
Marketing. Mídias Sociais. Captação de eventos. Turismo.Resumo
Com o advento das plataformas digitais, as mídias sociais têm desempenhado um papel fundamental na ampliação do alcance e na divulgação de eventos turísticos, permitindo que destinos, empresas e organizadores atinjam um público global de forma eficiente e econômica. Apresenta-se assim, a experiência de captação do evento 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo da RBOT, através do uso das mídias sociais que se fez ferramenta essencial para que a próxima edição do evento pudesse ocorrer na capital amazonense. O objetivo deste estudo é apresentar o processo de captação e promoção de eventos de turismo, com ênfase nas mídias sociais. A metodologia utilizada é de natureza descritiva e exploratória, do tipo relato de experiência. A análise se baseia no plano de marketing criado e executado pelos projetos de extensão Laboratório de Turismo: Eventos Acadêmicos da concepção ao relatório final - Eventur, e Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, assim como nas publicações dos projetos na rede social Instagram no período de março a maio de 2023. Relata-se que a forma de abordagem é qualitativa, com o procedimento técnico a partir de pesquisa bibliográfica e relato das experiências dos autores durante o processo de captação. A partir dos resultados evidencia-se que o plano de marketing executado teve saldo positivo, tendo em vista que o evento foi captado, como docentes, discentes, egressos da UEA e parceiros do Observatório de Turismo se mantiveram ativos durante o processo de captação, de Manaus/AM a São Luís/MA.