OS LABORATÓRIOS DE TURISMO NA FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO: UM ESTUDO DE CASO DO LABOTUR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6430Palavras-chave:
Laboratórios de Turismo. Instituição de Ensino Superior. Labotur. Formação em Turismo.Resumo
O papel dos laboratórios de turismo na formação do turismólogo é o tema central deste resumo. Estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a presença de laboratório em cursos de bacharelado em turismo influencia na formação do turismólogo. Utilizou-se como método o estudo de caso, e a abordagem da pesquisa foi de caráter quali-quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. A fundamentação teórica deste estudo foi elaborada a partir de referencial teórico de livros, artigos e documentos (leis federais, resoluções e documentos internos sobre o curso e o laboratório de turismo da UEA). Os procedimentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa de campo “virtual” (para entrevistas e aplicação de questionário). Os sujeitos da pesquisa foram docentes do curso de turismo da UEA, discentes e egressos que estagiaram no Labotur e egressos que ingressaram no curso de bacharelado em turismo da UEA a partir de 2013 e se graduaram até 2021. Os resultados adquiridos por meio da coleta de dados apontaram contribuições do Labotur na construção de conhecimento dos discentes e egressos que nele atuaram, como: entendimento de práticas relacionadas à profissão; melhor desenvoltura para lidar com o público; maior desenvolvimento acadêmico-científico.
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