PAISAGENS E TURISMO: A CONSTRUÇÃO DE REALIDADES ARTIFICIAIS

Autores

  • GUTEMBERG CARDOSO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL https://orcid.org/0000-0001-9062-0171
  • SAMUEL NASCIMENTO FARIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • ERON DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6554

Palavras-chave:

Paisagens, artificiais, turismo

Resumo

: Este ensaio versa sobre as Paisagens artificiais do turismo. A definição de "paisagem" é abordada com base em Olivier Doullfus, que classifica paisagens em naturais, modificadas e organizadas, e Milton Santos, que descreve as paisagens como arranjos sociais e culturais em constante mudança. O turismo, ao consumir e transformar o espaço, cria paisagens artificiais para atender às expectativas dos turistas, frequentemente idealizando elementos que atraem o imaginário popular. Exemplos incluem centros de lazer na Europa e parques temáticos na América do Norte, como o Walt Disney World, que reproduzem cenários de forma hiper-realista. No Brasil, casos como o complexo Hanga Roa em Bertioga e a recriação de culturas em Coroa Vermelha e Costa do Sauípe ilustram essa tendência. O texto reflete sobre como o turismo pode criar espaços que carecem de autenticidade e história, promovendo uma "pasteurização" cultural e a espetacularização da natureza. É sugerida uma crítica ao modelo de turismo e à sociedade que ele constrói, destacando a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre essas transformações.

Palavras-chave: Paisagens; Artificial; Turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUTEMBERG CARDOSO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia das Organizações e do trabalho pela Faculdade Alfa América, Graduado em Relações Públicas e Turismo pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), e em Administração pela Universidade Estácio. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo e Sociedade (UFPR).

SAMUEL NASCIMENTO FARIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduando em Turismo UFPR

ERON DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestrando em Turismo e Graduado em Turismo pela UFPR.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, G.; NASCIMENTO FARIAS, S.; SILVA, E. D. PAISAGENS E TURISMO: A CONSTRUÇÃO DE REALIDADES ARTIFICIAIS. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 116–121, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6554. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6554. Acesso em: 22 dez. 2024.