INTEGRAÇÃO DO TURISMO TRANSFRONTEIRIÇO ENTRE BRASIL, VENEZUELA E GUIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6579

Palavras-chave:

Integração, Fronteira, Turismo

Resumo

O estudo examina a influência da infraestrutura logística na integração do turismo na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, com foco no corredor rodoviário do Eixo Guianês. Busca compreender como as estradas BR-174 e BR-401 afetam o fluxo turístico entre as cidades fronteiriças de Roraima com a Guiana e a Venezuela. A região da Gran Sabana, na Venezuela, destaca-se no turismo de natureza, enquanto a crise política desviou turistas para compras na fronteira com a Guiana. O corredor turístico e logístico do Eixo Guianês é relevante para o desenvolvimento regional e a integração entre os países, porém enfrenta desafios, políticos, sociais, infraestrutura e gestão para otimizar o potencial turístico e promover a cooperação entre as nações vizinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana de Souza Cavalcante, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Turismo pela Universidade de São Paulo( USP) e Universidade de Girona (UdG). Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia (UFRR) e Graduada em Turismo (IFRR).

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP é participante do Programa de Estudos em América Latina - PROLAM/USP.

Sidnei Raimundo, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP. 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

JORDANA DE SOUZA CAVALCANTE; MONFORTE MERLO, E. .; RAIMUNDO, S. . INTEGRAÇÃO DO TURISMO TRANSFRONTEIRIÇO ENTRE BRASIL, VENEZUELA E GUIANA. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 56–80, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6579. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6579. Acesso em: 22 dez. 2024.