REDESCROBRINDO MOITA REDONDA

MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DO BARRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6618

Palavras-chave:

Memória; Identidade; Cultura do Barro

Resumo

Discutir a produção artesanal de objetos de barro na comunidade de Moita Redonda, Cascavel-CE, sobre o olhar do fortalecimento da memória. O estudo analisa a participação da comunidade na economia criativa, impulsionada pelas transformações no turismo, e como essa nova perspectiva tem um papel relevante no diálogo entre os moradores e as atividades turísticas. A tradição do barro, representa não apenas uma prática de subsistência, mas também um elemento chave na construção de um novo turismo. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, o estudo de caso como estratégia, as análises, baseadas na técnica de análise de conteúdo, resgatam a história geracional dos moradores por meio dos saberes e fazeres na produção de utensílios de barro. Os resultados mostram que a produção artesanal é fruto de processos de socialização e colaboração familiar e comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Sousa, Universidade Feradal do Rio Grande do Norte

Experiência em Docência nas aéreas de Turismo, Planejamento e Gestão, pesquisa sobre Memória e Identidade, Cultura do Barro, Turismo Responsável e Sustentável.

Maria Lucia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologias e Prática de Pesquisa Social, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, família, identidade, cultura, turismo, movimentos sociais e cidadania.

Josenildo Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado II do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

BEZERRA DE SOUSA, M. M.; BASTOS ALVES, M. L. .; CAMPOS BRUSSIO, J. REDESCROBRINDO MOITA REDONDA: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DO BARRO . REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 81–94, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6618. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6618. Acesso em: 22 dez. 2024.