ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA HOTELEIRA DE TOUROS/RN: UMA ABORDAGEM COM O MODELO DE MEYER E ALLEN

Autores

  • Everton Xavier Rodrigues UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Michele Galdino Câmara Signoretti UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6718

Palavras-chave:

Comprometimento Organizacional, Setor Hoteleiro, Turismo, Modelo Conceitual de Allen e Meyer, Touros-RN

Resumo

O estudo conduzido teve como objetivo investigar o comprometimento organizacional no setor hoteleiro de Touros/RN, utilizando o modelo de Meyer e Allen (1991). A pesquisa é relevante devido à importância do setor turístico na economia local, no desenvolvimento social e na geração de renda. O foco central foi analisar os três componentes do comprometimento organizacional: afetivo, normativo e instrumental. Foi utilizado uma pesquisa aplicada com uma metodologia quantitativa, por meio de questionário a uma amostra de 50 funcionários de um hotel da região. Os resultados mostraram que o comprometimento afetivo predominou, indicando um forte vínculo emocional entre os funcionários e a empresa. Esses achados sugerem a necessidade de desenvolver estratégias que equilibrem as dimensões pragmáticas e emocionais do comprometimento para garantir uma força de trabalho motivada e dedicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

XAVIER RODRIGUES, E.; GALDINO CÂMARA SIGNORETTI , M. . ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA HOTELEIRA DE TOUROS/RN: UMA ABORDAGEM COM O MODELO DE MEYER E ALLEN. REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 190–209, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6718. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6718. Acesso em: 22 dez. 2024.