O IMPACTO DA GESTÃO DE RECEITAS NO DESEMPENHO DE UM HOTEL EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6755

Palavras-chave:

Gestão de Receitas, Desempenho Financeiro., Pousadas

Resumo

Este estudo de caso investiga a importância da gestão de receita (Revenue Management - RM) em uma pequena pousada, localizada em São Miguel do Gostoso/RN. O objetivo é analisar como a implementação de práticas de RM pode impactar o desempenho financeiro e operacional, especialmente em relação a indicadores como taxa de ocupação, RevPAR (Receita por Quarto Disponível) e ADR (Tarifa Diária Média). A pesquisa é qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista e análise de indicadores financeiros antes e depois da adoção de práticas de RM. A pesquisa busca, ainda, comparar outras práticas, avaliando o impacto da adoção dessas ferramentas no setor. A análise dos dados será realizada por meio de técnicas de séries temporais para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Após a implementação de estratégias de revenue management, a pousada observou um aumento de 400% no faturamento anual. A taxa de ocupação teve um crescimento de 61,76%, enquanto a diária média aumentou em 50%. O RevPAR também apresentou uma elevação considerável, com um aumento de 75%. Esses resultados demonstram o impacto positivo do revenue management na performance da pousada.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

ARAUJO TINOCO CABRAL, M. A.; BRENO FERNANDO TINOCO CABRAL; ALCEDO PINHEIRO GALVÃO. O IMPACTO DA GESTÃO DE RECEITAS NO DESEMPENHO DE UM HOTEL EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN . REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 154–170, 2024. DOI: 10.59776/2764-5835.2024.6755. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6755. Acesso em: 22 dez. 2024.