CONECTANDO GEOGRAFIA AGRÁRIA E TURISMO

EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2025.6912

Palavras-chave:

geografia, turismo, estágio-docência, geografia agrária

Resumo

: O relato de experiência do estágio docência em Geografia Agrária ocorreu de março a agosto de 2024, com 90 horas de aulas no Instituto de Geociências da UFRGS, envolvendo 15 alunos no período noturno. As aulas, conduzidas pelo estagiário, abordaram turismo rural, pluriatividade e a relação entre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. O objetivo foi integrar teoria e prática, promovendo a compreensão crítica das novas ruralidades e das dinâmicas sociais e econômicas rurais. A metodologia foi interdisciplinar, incluindo aprendizado ativo, tecnologias para aulas remotas devido a enchentes e visitas de campo. Parcerias com associações de agricultores enriqueceram as discussões. O Turismo Rural na Agricultura Familiar foi abordado como estratégia de inclusão e desenvolvimento econômico, enfatizando autogestão e cooperação. O estágio foi uma experiência enriquecedora para alunos e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUTEMBERG CARDOSO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia das Organizações e do trabalho pela Faculdade Alfa América, Graduado em Relações Públicas e Turismo pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), e em Administração pela Universidade Estácio. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo e Sociedade (UFPR).

ROSA MARIA VIEIRA MEDEIROS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFRGS, Mestre em Sociologia Rural pela UFRGS e doutora em Geografia pela Université de Poitiers.

Downloads

Publicado

2025-06-24