EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL
Uma proposta para aulas de campo para os anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2025.7152Resumo
Este trabalho aborda a relação entre educação e patrimônio histórico-cultural, propondo uma prática pedagógica voltada para as salas de aula dos anos iniciais. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa explorando as experiências, percepções e desafios dos educadores em relação à inclusão do estudo e conhecimento do patrimônio histórico-cultural nas aulas de anos iniciais em discussão com os teóricos que abordam tais perspectivas. A pesquisa destaca uma análise sobre uma aula passeio realizada por uma escola pública de Natal com destino a Ceará-Mirim(RN) bem como a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural e sua contribuição em manter viva a identidade e a memória coletiva de uma sociedade. No entanto, para que essa preservação seja efetiva, é necessário envolver as novas gerações, especialmente as crianças em idade escolar, no processo de compreensão e valorização desse patrimônio. No tocante ao objeto desse estudo, buscamos a investigação sobre como práticas pedagógicas inovadoras podem ser utilizadas para integrar o ensino de patrimônio histórico-cultural nas salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia foi estruturada em etapas como revisão da literatura e análise de conteúdo, estudos que discutem educação patrimonial e sua aplicação em contextos educacionais. Como referenciais teóricos, consideramos os estudos de Fernandes (2004), Funari (2009), Pellegrini (2009), dentre outros pesquisadores. Por fim, o estudo contribui para identificar os desafios e a busca por melhorias em torno da educação sobre o patrimônio histórico-cultural.
Palavras-chave: Educação Patrimonial; valorização do patrimônio histórico-cultural; práticas pedagógicas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/