Empresários do Turismo na Chapada das Mesas

Atuação Pré-pandemia e Expectativas Futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-5835.2025.7327

Palavras-chave:

Gestão de crise, Recuperação econômica, Sustentabilidade regional, Turismo de natureza

Resumo

A pandemia da COVID-19 impôs desafios à sustentabilidade do turismo, especialmente em destinos emergentes. Este estudo analisou o perfil de empresários turísticos de Carolina (MA), abordando o comportamento pré-pandemia e expectativas de retomada. Utilizou-se abordagem mista, com questionário estruturado e análise de dados. Foram entrevistados dez empresários do setor de hospedagem. Os resultados mostraram média de 316,12 turistas por mês e 3,7 atrativos visitados por viagem. A análise agrupou os empreendimentos em dois perfis semelhantes quanto à percepção estratégica e expectativas futuras. Conclui-se que há otimismo entre os gestores, destacando-se o papel do turismo de natureza e a importância de políticas públicas para o fortalecimento do destino. Por ter sido realizado durante a pandemia, o estudo serve como linha de base para análises comparativas no cenário pós-pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônnata Fernandes de Oliveira, IFRN Campus Mossoró

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN. Atuou como docente do Instituto Federal do Maranhão - Campus Avançado Carolina (2017-2020), no Curso Técnico em Meio Ambiente, onde ministrou as disciplinas de Ecologia, Biomas Brasileiros e Projetos Ambientais. Atuou como docente do Instituto Federal do Ceará - Campus Jaguaribe (2021-2023), no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, onde ministrou as disciplinas de Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Conservação, Ecologia Regional, Metodologia do Trabalho Científico e TCC. Atuou como docente Colaborador no Mestrado em Ciências Naturais da UERN, nas disciplinas de Estatística Multivariada (2016), Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais (2017) e Ecologia Aplicada (2018). Atualmente (2024-) é Professor EBTT (D III, Nível 3) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró, onde ministra a disciplina de Biologia no curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e Ecologia do Semiárido no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Pesquisador dos grupos: Multidisciplinar de Pesquisas em Educação de Ciências Exatas, Humanas e da Natureza (IFCE/CNPq: 2023-), Ecologia e Sistemática Animal (UERN/CNPq: 2014-), Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias Ambientais (IFRN/CNPq: 2024-), Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Ambiental e Recursos Pesqueiros (UFMA/CNPq: 2023-). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (IFMA/CNPq: 2018-2021). Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais (n = 45), livros (n = 4) e capítulos em livros (n = 24) nos ambientes: Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Restinga, Semiárido/Caatinga, Cerrado e Pantanal. Com H-index = F: 4 (Web of Science), F: 6 (Scopus) e F: 8 (Google Scholar). Atualmente cursa Especialização em Educação 4.0, área de interesse e de investigação. 

Louize Nascimento, UFC

Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Licenciada em Geografia pela Claretiano - Centro Universitário, Especialista em Geografia e Meio Ambiente (FAVENI) e Geografia do Brasil (FAVENI), Mestra em Manejo de Solo e Água (Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais pelo uso do solo e da água) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Linha de Pesquisa: Impactos Ambientais da Zona Costeira) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participa como membro do Projeto de Extensão intitulado: Monitoramento Participativo de Chuvas e Nuvens em Alcântara, Maranhão: Uma Abordagem Educativa nas Escolas utilizando Pluviômetros e Protocolos GLOBE e do Projeto de Pesquisa: Análise Ambiental Integrada:bases para planejamento ambiental da bacia hidrográfica do Rio Pericumã da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Janete Fernandes de Oliveira Silva, UERN

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui especialização
em Psicopedagogia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e mestrado
pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN).
Atua na elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares e
socioemocionais voltados à formação integral dos estudantes. Tem experiência
na área de Letras, Gramática e Redação, com ênfase em Fonética-Fonologia e
Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fala,
escrita, intertextualidade e análise do discurso literário. Professor de Língua portuguesa do SEEC-RN.

Downloads

Publicado

2025-12-04