Empresários do Turismo na Chapada das Mesas
Atuação Pré-pandemia e Expectativas Futuras
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2025.7327Palavras-chave:
Gestão de crise, Recuperação econômica, Sustentabilidade regional, Turismo de naturezaResumo
A pandemia da COVID-19 impôs desafios à sustentabilidade do turismo, especialmente em destinos emergentes. Este estudo analisou o perfil de empresários turísticos de Carolina (MA), abordando o comportamento pré-pandemia e expectativas de retomada. Utilizou-se abordagem mista, com questionário estruturado e análise de dados. Foram entrevistados dez empresários do setor de hospedagem. Os resultados mostraram média de 316,12 turistas por mês e 3,7 atrativos visitados por viagem. A análise agrupou os empreendimentos em dois perfis semelhantes quanto à percepção estratégica e expectativas futuras. Conclui-se que há otimismo entre os gestores, destacando-se o papel do turismo de natureza e a importância de políticas públicas para o fortalecimento do destino. Por ter sido realizado durante a pandemia, o estudo serve como linha de base para análises comparativas no cenário pós-pandêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/



